O que é beleza para Deus?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A beleza é o esplendor da verdade”, dizia Platão, e a língua grega condensou essa afirmação forjando o termo kalokagathia, que faz do bom e do belo as duas vertentes de um único cimo. A Beleza de Deus reflete-se na obra da Criação.

2 Porque foi subindo como arenovo perante ele, e como braiz de uma terra seca; não tinha forma nem formosura; e olhando nós para ele, nada víamos em sua aparência, para que o desejássemos.

Já a beleza espiritual vem da pureza do coração e do esplendor da alma, e, muitas vezes, não a percebemos e tampouco valorizamos. A beleza espiritual tem energia, luz, brilho, cor, vibração e frequência proporcional à intensidade do amor que temos para com Deus e para com o próximo como a nós mesmos.

É uma perfeição absoluta, como que divina, o sabermos desfrutar lealmente do nosso ser. Porque era assim que a humanidade devia ser de acordo com o plano divino: como os músicos de uma única orquestra, como os órgãos de um único corpo.

A beleza está associada à formosura. Trata-se de uma apreciação subjetiva: aquilo que é bonito (ou belo) para uma pessoa pode não sê-lo para outra. Porém, tende-se a chamar cânones de beleza àquelas características que a sociedade, de uma forma geral, considera atraentes, desejáveis e bonitas.

ADJ. Pessoa formosa, bela, de boa aparência, linda. Objeto de bom aspecto. Generalizando, tudo aquilo que é agradável à vista, ao espírito ou aos ouvidos.

O bonito é o sorriso de uma pessoa, é o olhar sereno, é a conversa mansa, é a credibilidade passada, é o sentimento verdadeiro de uma amizade, é apostar no outro de qualquer forma.

mas a mulher que teme o Senhor será elogiada." (Proverbios 31, 30)

Tudo o que se faz debaixo do sol é vaidade e aflição de espírito — Aquele que aumenta em conhecimento aumenta em sofrimento. 1 Palavras do apregador, filho de Davi, rei em Jerusalém: 2 aVaidade de vaidades!

7 Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.

A santidade está no esforço e no empenho de cumprir os mandamentos e de honrar os convênios que fizemos com Deus. Santidade é fazer escolhas que mantenham o Espírito Santo como nosso guia. Santidade é deixar de lado nossas tendências naturais e tornar-nos santas pela Expiação de Cristo, o Senhor.

A beleza da vida é grandiosa e para ser muito bem vivenciada, é necessário que cada ser reconheça a dimensão da mesma. Ser belo é ser essência, e isso é a maior manifestação que a vida faz a cada dia, em todos os seus momentos, mostrando que o essencial é ser natural.

Espírito do Trino Deus, vem sobre nós. E não olhar atrás.

Com diligência, paciência e com o auxílio divino, podemos obedecer ao mandamento dado pelo Senhor de sermos perfeitos. “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito” [Gênesis 17:1].

Dt 32.10 afirma que Deus cuida e protege como se fossemos a menina dos seus olhos. Neste caso, menina dos seus olhos é uma linguagem figurada, um símbolo de amor e cuidado. Menina dos olhos representa algo precioso pelo qual deve haver cuidado. Este algo precioso somos nós, é a vida que recebemos de Deus.

Por várias vezes, veremos o texto bíblico oscilar entre bom e belo. “A beleza é o esplendor da verdade”, dizia Platão, e a língua grega condensou essa afirmação forjando o termo kalokagathia, que faz do bom e do belo as duas vertentes de um único cimo. A Beleza de Deus reflete-se na obra da Criação.

1. Perfeição agradável à vista e que cativa o espírito; qualidade do que é belo. 2. Aquilo ou aquele que é belo, formoso.