O que é basófilos baixo?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Basopenia é uma situação pouco comum, caracterizada pela diminuição/deficiência dos percentuais normais de basófilos no sangue. É identificado pelo hemograma, através da contagem diferencial automatizada e não costuma representar algum tipo de gravidade para a saúde.

Trata-se de um teste in vitro, no qual é possível testar diversos estímulos em uma única amostra de sangue, avaliando a ativação dos basófilos (indicativo de reação de hipersensibilidade), através do aumento da expressão de moléculas na superfície desses leucócitos, como o CD63.

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Quando se preocupar com linfócitos baixos? Como há uma menor quantidade dessas células, o corpo não consegue se defender adequadamente. Então, a principal preocupação é que a pessoa tende a contrair mais infecções oportunistas – inclusive, ter infecções frequentemente é um sintoma de linfócitos baixos.

Basófilos. Os níveis normais de basófilos variam de 0 a 200/uL. Um nível superior a esse pode representar leucemia, mieloide crônica, catapora ou policitemia. Um nível inferior pode indicar infecções agudas, gravidez ou hipertireoidismo.

Quando basófilos se deparam com alérgenos (antígenos que causam reações alérgicas), eles liberam histamina. A histamina aumenta o fluxo de sangue para os tecidos danificados, resultando em inchaço e inflamação . Os basófilos também produzem substâncias que atraem os neutrófilos e os eosinófilos ao foco do problema.

Significado de Basófilo
adjetivo [Biologia] Que fixa os corantes básicos (diz-se de componente celular ou de tecido orgânico).

Os basófilos são células sanguíneas produzidas na medula óssea e têm meia vida no sangue estimada entre 1 e 2 dias.

Conheça as principais frutas que ajudam a imunidade e fortalecem seu organismo

  • Laranja;
  • Morango;
  • Limão;
  • Abacaxi;
  • Kiwi.

Melhores chás para aumentar a imunidade

  • Chá de equinácea. A equinácea é uma planta medicinal usada há anos. ...
  • Chá de boldo. O chá de boldo é mais conhecido por seu poder de combater a constipação. ...
  • Chá de genciana. ...
  • Chá de limão. ...
  • Chá de alho. ...
  • Chá de macela. ...
  • Chá de sabugueiro.

Eosinopenia é a designação dada à baixa concentração de eosinófilos (valores inferiores a 50 por microlitro), uma indicação de que a imunidade do indivíduo está comprometida.

Quando o hematócrito está baixo, é indicativo de que há diminuição da quantidade de hemácias, ou mais frequentemente, de hemoglobina no sangue, como ocorre na anemia ferropriva por exemplo.

Os sintomas geralmente dependem do distúrbio que está causando a alteração no número de basófilos, mas um aumento no número de basófilos pode causar coceira e outras reações alérgicas. A alteração no número de basófilos geralmente é detectada por acaso quando se faz um hemograma completo por outros motivos.

Não existe um sintoma específico. Porém, é preciso tomar cuidado porque níveis muito baixos de leucócitos podem levar a maior risco para infecções. Alguns dados afirmam que uma das principais causas do encaminhamento de pacientes sadios ao hematologista é a falsa leucopenia.

Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 mil a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90 mil, 100 mil.

Em adultos, a contagem normal de leucócitos varia entre 5.000 e 10.000/mm³. Um nível de leucócitos abaixo de 4.500/mm³ é conhecido como leucopenia. Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia).

Saiba Mais sobre a Leucocitose. A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.