O que é basilisco na Bíblia?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

O basilisco simbolizava a figura alegórica da morte, do medo, do diabo, do pecado ou do Anticristo. Entre os pecados mortais, em que o basilisco é muitas vezes comparado estão a cobiça, mas também a inveja e a arrogância. Jesus Cristo é representado muitas vezes esmagando o basilisco.

Na biologia do mundo real, também há um basilisco conhecido. Diferente da grande serpente, no entanto, aqui estamos falando de um lagarto inofensivo que vive me regiões próximas a pequenos lagos e riachos. O grande diferencial do basilisco comum, ou Basiliscus basiliscus, é sua velocidade na hora da fuga.

Basiliscos são um tipo de Monstros, dentro da gama de personagens do The Witcher. São répteis que utilizam o veneno para matar sua presa. Possuem asas e sua semelhança geralmente é confundida com a de um Dragão. Também chamados de Regulus, são répteis e seu veneno contém a neurotoxina mais potente conhecida.

Ele tem esse nome porque consegue andar por cima da água, assim como dizem que Jesus Cristo fez em um dos seus milagres.

Criado há mais de mil anos por Salazar Sonserina, o Basilisco de Hogwarts é mantido dentro da Câmara Secreta e só responde aos ofidioglotas (bruxos que falam com cobras) herdeiros de Sonserina, que o comandam para atacar os nascidos trouxas e mestiços da escola e, assim, “purificar” o ambiente.

O poder de morte da Basilisco, segundo a lenda, era tão forte que se um cavaleiro o matasse com uma lança, seu veneno seguiria pela arma, matando não só o cavaleiro, mas também, seu cavalo. Como em toda a lenda sobre monstros, surge na do Basilisco a figura de um santo.

O basilisco geralmente está associado à um bruxo das trevas. No entanto, somente ofidioglotas (quem fala língua das cobras, como Voldemort e Harry Potter) conseguem o controlá-lo. A única criatura que sobrevive ao seu olhar é a fênix.

Os lagartos do gênero Basiliscus vivem em florestas tropicais úmidas das Américas do Sul e Central, onde são conhecidas apenas 04 espécies: Basiliscus basiliscus (o basilisco comum, encontrado na região amazônica), B. plumifrons (basilisco verde), B.

Quando se sente ameaçado, ao invés de fugir para a floresta – como seria esperado de qualquer outro lagarto – ele pula e corre na superfície da água, ganhando segundos preciosos para escapar enquanto o predador tenta entender o que acabou de acontecer.

O basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul.

Alguns animais conseguem andar sobre as águas e não tem nada de mágica nisso. O mais famoso, talvez por parecer tão improvável, é conhecido como lagarto Jesus Cristo. Trata-se de um lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas Central e do Sul.

substantivo masculino Monstro fabuloso (lagarto ou serpente) saído de um ovo posto por um galo e chocado por um sapo, monstro a que a lenda atribuía o poder de matar com a vista ou o bafo.

Basiliscos se alimentam de animais vertebrados, não se sabe quanto eles comem de uma só vez. A Serpente da Sonserina sobreviveu em ratos. O macho pode ser distinguido da fêmea por uma única pluma escarlate na cabeça.

O feito se deve pela forja da espada ter acontecido em mãos dos duendes, o que explica sua diferenciada concentração de poderes mágicos. Quando Harry Potter feriu o basilisco na Câmara Secreta, a espada ficou impregnada com o veneno de basilisco e se torna capaz de destruir Horcruxes.