O que é base e 27?

Perguntado por: dmedeiros . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 14 votos

E-27 – Este é o modelo mais comum, um padrão de mercado para uso residencial. Nele, a fixação da lâmpada é feita por meio de uma rosca, logo é comum também chamá-lo de 'soquete de rosca'. O nome destes modelos de soquete é formado pela letra E em homenagem ao inventor da lâmpada, Thomas Edison.

Aqui no Brasil, as bases de lâmpadas mais comuns são as de rosca. Essas bases geralmente são identificados pela letra E seguida de um número com dois algarismos. O "E" é uma referência a Thomas Edison, inventor da lâmpada. O número corresponde ao diâmetro em mm da base da lâmpada.

E26 refere-se a 26 mm e E27 refere-se a 27 mm de diâmetro. Estas duas normas são compatíveis. Uma US E26 encaixa numa base europeia E27, e uma E27 encaixa numa base E26. A única diferença é a tensão (para as lâmpadas).

Você encontra nas embalagens das lâmpadas a indicação da “temperatura de cor”, expressa em graus Kelvin (K), que varia de 2700K (luz suave, amarelada, quente) a 6500K (luz clara, azulada, fria).

E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

Lâmpada LED 35W - Soquete E27 - Bivolt - Cor 6500K Branco Frio - 3600 Lumens - Alto Fluxo - Stella STH7294/65.

Geralmente o soquete de sua lâmpada é especificada na embalagem da mesma.

E27

O tamanho mais comum do soquete para lâmpada incandescente é o E27 (ou soquete de rosca), que também pode ser usado em lâmpadas halógena PAR, fluorescente compacta eletrônica e das lâmpadas de led.

Quais são os principais tipos de soquetes para lâmpadas?

  • Soquete para lâmpadas do tipo rosca. ...
  • Soquete para lâmpada tipo pino. ...
  • Soquete para lâmpada tubular. ...
  • Soquete para lâmpada halopin. ...
  • Fique de olho também no conversor de tensão.

O soquete tem a função de fixar a lâmpada e ligá-la à rede elétrica. Assim, uma conexão correta permite que a lâmpada funcione perfeitamente.

A área ideal para testar a base é na linha do maxilar para poder comparar a tonalidade do rosto e do colo. Quando você aplicar a base nessa área e ela desaparecer, então este é o tom certo. Não teste na mão ou no pescoço, pois estas regiões não possuem a mesma cor que a sua face.

Para saber o nível de intensidade do fluxo luminoso de uma lâmpada, é preciso procurar em suas especificações quantos lúmens (lm) ela é capaz de reproduzir. Quanto maior for essa quantidade, maior será a quantidade de luz emitida.

Soquete Rosqueáveis – E14 e E27
A numeração refere-se ao diâmetro, então, estamos falando de 14 mm e 27 mm, respectivamente E14 e E27. A letra E é uma referência a Thomas Edison, que foi o inventor da lâmpada, conforme vimos no início deste artigo.

A polarização que permite a emissão de luz pelo LED é o terminal anodo no positivo e o catodo no negativo, para identificar qual dos terminais é o ânodo e qual é o catodo, basta observar o tamanho dos terminais. A “perninha” maior do LED é o ânodo, e a menor é o catodo.

As luzes de 3000K produzem um brilho branco mais suave. 2700K, por outro lado, está no lado amarelado do espectro. O 2700K tem luz mais quente, que se assemelha mais às lâmpadas incandescentes tradicionais. Essas temperaturas de cor são um pouco como as lâmpadas convencionais.