O que é basalto e arenito?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Basalto. 3 - Rochas Sedimentares: são rochas formadas pela deposição de sedimentos transportados pela água, ou pelo vento, tais como o arenito (figura 4), o calcário (figura 5), e o folhelho (figura 6).

O basalto é um tipo de rocha magmática extrusiva. Rochas sedimentares: são rochas formadas por fragmentos de outras rochas, chamados de sedimentos. Os sedimentos são produto do processo de intemperismo sofrido por outros corpos rochosos na superfície terrestre, depositados nas áreas denominadas bacias sedimentares.

O basalto, pela sua dureza e resistência à meteorização, é explorada para a produção de alvenarias e de agregados de construção civil e como rocha ornamental para revestimentos e calçadas.

asfalto

O basalto é uma rocha do tipo magmática vulcânica, composta por um elevado número de minerais (como a augita, a magnetita e o quartzo). É muito utilizada em todo o mundo, sendo principalmente destinada à fabricação de asfalto.

No Brasil o arenito é muito encontrado na região sul. O Parque Estadual de Vila Velha situado em Ponta Grossa no Paraná é um sítio geológico, sendo característica do parque suas grandes formações rochosas. O arenito é composto principalmente por quartzo.

Os arenitos são rochas lapidificadas constituídas por areias aglutinadas por um cimento natural, que geralmente caracteriza a rocha. São rochas também designadas por grés e muitas vezes são classificadas pela natureza do cimento. Os arenitos argilosos têm um cimento constituído por argilas.

Se o magma resfria na superfície da Terra, após ser expelido por um vulcão, origina uma rocha ígnea vulcânica (também chamada de extrusiva). O exemplo mais comum é o basalto.

Basaltos são rochas silicáticas de origem vulcânica, de ampla distribuição no país, e em Minas Gerais com destaque para o triângulo mineiro. Estas rochas podem gerar solos de alta fertilidade natural e são muito utilizadas como material em pedreiras para produção de agregados utilizados nas construções e estradas.

O basalto é classificado como uma rocha ígnea vulcânica. Dentre as rochas que ocorrem em forma de derrame pode ser considerado dos mais abundantes. As cores variam de cinza-escura a preta, com tonalidades avermelhadas/amarronzadas, devido a óxidos/hidróxidos de ferro gerados por alteração intempérica.

De acordo com o diagrama de mineralogia normativa Diopsídio (Enstatita + Ferrossilita + Wollastonita) – Olivina (Forsterita + Fayalita) – Hiperstênio (Enstatita + Ferrossilita) (Chayes, 1966), os basaltos são classificados em alcalinos e subalcalinos (Figura 1C), enquanto no diagrama tetraédrico basáltico (Yoder e ...

O preço varia de região para região, mas é possível encontrar basalto serrado por R$85 o metro.

O basalto é uma rocha eruptiva, consolidada a partir do magma no exterior da crusta terrestre. Geralmente aparece em grandes extensões denominadas "rios de lava".

A análise química elementar de metais do arenito silicificado que intrudiu o basalto mostrou 0,66 ppm de ouro.

Os Arenitos são utilizados na construção como pisos para áreas externas ou internas, como pedras para alicerces, como filetes ou mosaicos decorados para fachadas, entre outras aplicações.

Continuar lendo Como é feito o basalto?