O que é barra fixa estática?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Podendo ser chamado de Barra Estática ou Suspensão na Barra, esse teste consiste em manter-se em suspensão com o queixo passando a barra. Suas mãos devem estar na largura dos ombros, e com o dorso voltado para a candidata.

Com a barra fixa é possível treinar músculos do braço, do antebraço, do abdômen, das costas e dos ombros, por exemplo. Para quem corre, treinar na barra fixa com uma variedade de exercícios pode ajudar na melhora da postura e a evitar dores nas costas.

O teste estático é um método de teste de software que ocorre sem envolver a execução do componente ou sistema que está sendo testado.

Veja que o mínimo para não ser eliminado é fazer duas barras fixas. Anteriormente, o mínimo exigido era fazer três. Os níveis de pontuação também foram alterados de 15 para apenas cinco (5).

Teste de Barra Fixa Dinâmica
O candidato irá elevar seu corpo, fazendo com que o queixo ultrapasse a barra sem tocá-la, logo em seguida, voltar à posição inicial com os braços fiquem totalmente estendidos para iniciar o movimento novamente.

A dinâmica estuda o movimento e as forças responsáveis por eles. O foco do estudo da dinâmica são as Leis de Newton: Princípio da Inércia, A Força e Lei da Ação e Reação. Além disso, aborda a gravitação, as colisões e a hidrostática. Já a estática é campo que estuda a causa dos movimentos, ou seja, forças.

Corrida de 50 metros; Corrida de 12 minutos.

Como a barra utiliza o peso do seu próprio corpo, alguém com muita força nos braços e nas costas, mas que seja, por exemplo, muito alto, terá mais dificuldade. O mesmo ocorre para quem está um pouco acima do peso.

Temido por muitos candidatos, o teste de barra fixa é considerado um dos testes mais difíceis do TAF. No exercício, deve-se flexionar os cotovelos elevando o corpo até que o queixo ultrapasse a barra.

“O exercício de barra fixa é um movimento biarticular, que envolve a adução e abdução do ombro e a flexão dos cotovelos. Dependendo da posição das mãos e da largura da pegada, você pode enfatizar determinado músculo.

Barra-fixa é um dos melhores exercícios para treinar a musculatura das suas costas. Mais importante ainda: é um exercício que a maioria das pessoas evitam. Se você fizer barra todos os dias, você definitivamente terá maiores ganhos musculares nas costas, servindo como uma espécie de treino especializado.

E a gente não se cansa de falar sobre o assunto, porque é um exercício dos mais importantes. E, se é importante, você precisa dominar. Isso significa que todo atleta deve conseguir fazer pelo menos 10 repetições na barra, se for homem, e pelo menos 4, se for mulher.

2 dias seria o mínimo para se conseguir algum efeito fisiológico. 5 vezes ou mais por semana poderia aumentar o risco de lesões e desencadear o overtraining.

Para a avaliação do equilíbrio estático, foram utilizados os testes de Romberg, Romberg-Barré e Fournier, e, para avaliar o equilíbrio dinâmico, foi usado o teste de Unterberger.