O que é banheiro Todes?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Xixi para todes: espaços adotam banheiros sem gênero no Rock in Rio.

Art. 1º – Fica instituída, por meio da presente lei, a obrigatoriedade de instalação de sanitários unissex em todos os estabelecimentos comerciais, estudantis e repartições públicas da cidade de São Paulo e dá outras providências. Art.

As portas dos banheiros públicos carregam um símbolo (feminino ou masculino), que é uma interpelação de gênero, como se o banheiro fosse um lugar mais próprio para refazer o gênero do que para fazer necessidades fisiológicas.

O terceiro banheiro é uma proposta de criação em lugares públicos, restaurantes, shoppings e empresas de um banheiro com classificação de gênero neutra, isto é, além dos banheiros masculino e feminino, há um terceiro banheiro, com tranca na porta principal, sem qualquer classificação quanto a gênero.

O Banheiro Inclusivo foi pensado como um lugar para uso de todos. É um tipo de serviço que reforça o nosso propósito de oferecer um ambiente democrático, em que todas as pessoas, independentemente do gênero, possam exercer seu direito de escolha, usufruindo de conforto e comodidade com segurança.

A associação disse defender que pessoas trans possam usar, de forma segura, o banheiro de acordo com sua identidade de gênero autodeclarada. E que também é a favor da existência de banheiros sem marcação de gênero ou multigênero de uso individual.

Um dos argumentos de quem acredita que a separação dos banheiros é necessária é que, se ela não existisse, os homens, esses seres bárbaros e selvagens, se aproveitariam da situação para atacar sexualmente as mulheres.

Banheiros compartilhados ensuite: O banheiro fica dentro do dormitório coletivo e é utilizado pelos ocupantes do quarto. Geralmente os banheiros são de uso individual, igual ao banheiro de nossas residências, com vaso sanitário, pia e box no mesmo ambiente.

Nos Estados Unidos, a implantação de banheiros sem gênero em alguns estados virou uma verdadeira batalha com a Casa Branca, em 2016.

"O uso do banheiro deve ser feito de acordo com a identidade de gênero. Se não é uma mulher ou menina trans (ou cisgênero), não pode utilizar o banheiro feminino. A NT não fala sobre uso indiscriminado de banheiros", reforçou a promotora.

É proibida a cobrança pelo uso do banheiro em centros comerciais, galerias, supermercados e outros estabelecimentos coletivos. É o que determina a Lei 8.388/19, de autoria do deputado Carlos Macedo (PRB), sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (03/05).

O banheiro neutro não é uma novidade na sociedade, mas ainda raro na Irlanda e em muitos outros países, como o Brasil, por exemplo.

WC é uma sigla em inglês de Water Closet, que significa “gabinete de água”, na tradução literal para a língua portuguesa.

O Projeto de Lei 4019/21 proíbe, em todo o País, banheiros e vestiários públicos “na modalidade unissex”. O texto se refere a estruturas multigênero, livres ou neutras que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, não apenas as do gênero masculino ou feminino.

Banheiro de rico – Bacia sanitária
Com vários formatos que vão do redondo ao retangular, as bacias se diferenciam não só pelo conforto – leia-se acento com aquecedor automático – como pelo acabamento que pode ser fosco ou cintilante e com uma infinidade de cores.

Um banheiro unissex, multigênero ou neutro é um banheiro de uso coletivo que não é destinado a um público específico, sendo caracterizado seu uso por qualquer indivíduo, independente de sua identidade de gênero.

O mictório, também conhecido como urinol, é um tipo de sanitário, muito comum em banheiros masculinos. O nome mictório é dado ao lugar exclusivo para o ato de urinar, ou seja, micção, vindo deste termo o nome mictório.

Atualmente, o termo oficial e correto PCD foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência. As siglas significam Pessoa com Deficiência, assim, fica claro que há algum tipo de deficiência sem que isso inferiorize quem a tem.

Muitos estudantes – e mesmo jovens Arquitetos – desconhecem que o sanitário destinado ao uso por pessoa com deficiência (PCD) ou pessoa com mobilidade reduzida (PMR) tem que obrigatoriamente ter acesso independente do sanitário de uso público ou coletivo.