O que é balde ao pé?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Consiste basicamente em um sistema em que os conjuntos de ordenha são colocados ao lado do pé da vaca, acopalhados diretamente em um "tarro de leite". Os animais são ordenhados individualmente, usando-se um dispositivo de vácuo simples, com as vacas podendo ser colocadas em um estábulo ou em uma sala de ordenha.

Na ordenha manual, o leite é retirado diretamente pelas mãos do ordenhador e posto em um balde. São necessários, de forma geral, poucos e simples instrumentos: peia para conter a vaca, banquinho para o ordenhador, balde, filtro e tanque de refrigeração.

Para fazer a ordenha do leite materno, a pega da mão deve ser em formato de “C” com o dedão na parte superior a auréola e os demais dedos na parte inferior a mama. Com os dedos polegar e indicador, fazer uma leve pressão contra o peito e em seguida levar um dedo em encontro levemente sem encostar um no outro.

Lembre-se de que cada recém-nascido se alimenta em intervalos únicos. O objetivo ao combinar amamentação com ordenha é de ordenhar por 10 a 15 minutos após você amamentar seu bebê, em uma média de 3 vezes por dia.

A ordenha das vacas deve ser realizada da seguinte maneira: ordenha-se primeiro as vacas de primeira lactação; em seguida as vacas mais velhas que nunca tiveram mamite e, por último, as vacas que já tiveram mamite, mas foram curadas. As vacas suspeitas devem ser ordenhadas manualmente e sempre por último.

Entre as responsabilidades do ordenhador, destacam-se: cumprimento dos horários de ordenha, preparação das instalações, acompanhamento da saúde das vacas, realização da ordenha e acompanhamento da qualidade do leite.

A sala de ordenha deve estar sempre limpa e livre de resíduos, com limpeza adequada de botas, equipamentos diversos e descarte correto de materiais de consumo (toalhas de papel, luvas, seringas, agulhas, embalagens, etc.).

Deve conciliar o horário de entrega ou recolhimento de leite e a disponibilidade e custo da mão-de-obra. O intervalo entre as duas ordenhas deve ser, preferencialmente, de 12 horas. 6. O mais indicado é ordenhar a vaca duas vezes ao dia, desde o primeiro dia pós-parto.

O pós-dipping é a desinfecção após a ordenha, evitando novas infecções nos períodos entre as ordenhas, através de uma proteção química.

O que é normal em relação a ordenha do leite e as mudanças na quantidade de leite? É comum para uma mãe que está amamentando sob livre demanda ser capaz de ordenhar cerca de 15 a 60ml no total para ambas as mamas, por ordenha.

Como explicado anteriormente, o leite materno pode ficar fora da geladeira por, no máximo, duas horas. Uma vez aquecido ou ultrapassado esse período, o leite não consumido deverá ser descartado.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

O leite materno pode ser armazenado: Em temperatura ambiente por até 4 horas. Na geladeira por até 3 dias. No congelador por até 3 meses.

As mulheres que optam pela amamentação exclusiva produzem cerca de 750-800 ml de leite por dia após 2 a 4 semanas do parto. Posteriormente, a produção diária de leite pode variar entre 450 a 1.200 ml.

Os alimentos ricos em proteína que ajudam a aumentar a produção de leite materno são as carnes vermelhas, carnes brancas e peixes, queijos, ovos, leite, iogurte, leguminosas, tofu e quinoa.

A mamadeira pode ser utilizada para dar leite animal ou leite materno. Tenha cuidado: ao alternar entre amamentar e dar a mamadeira ao seu bebê, você vai ter de utilizar duas técnicas diferentes de deglutição.

4 – O bebê pode ser seu melhor ajudante
O leite materno é produzido por estímulo. Então, uma dica de ouro é tirar leite em um seio enquanto o bebê mama no outro. Isso costuma facilitar a ordenha. Pode exigir um pouquinho de prática para posicionar bem o bebê, mas vale a pena tentar.