O que é babá no candomblé?

Perguntado por: nlessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

No candomblé, o sacerdote responsável pelo templo é o babalorixá (“babá“ significa pai em yorubá) ou a ialorixá (“iyá“ significa mãe). As pessoas iniciadas pelo mesmo sacerdote são irmãs.

Via de regra, são:

  • Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
  • Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do Axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
  • Iyakekerê / Babakekerê: Mãe-pequena / Pai-pequeno do Axé ou da comunidade.

O cargo de autoridade máxima dentro de uma casa de candomblé é o de Iyálorixá (mulher – mãe-de-santo) ou Babalorixá (homem – pai-de-santo.

Para tornar-se Babalawô é necessário fazer a iniciação em Orunmilá, que se chama Itefá. Neste ritual Ifá deve revelar que aquela pessoa tem o ODU de Babalawô.

No candomblé, o sacerdote responsável pelo templo é o babalorixá (“babá“ significa pai em yorubá) ou a ialorixá (“iyá“ significa mãe). As pessoas iniciadas pelo mesmo sacerdote são irmãs. Quando o sacerdote (babalorixá ou ialorixá) morre, quem define o sucessor é o orixá por meio de um oráculo.

Não existe uma autoridade central no controle do candomblé, que se organiza em torno de terreiros autônomos. As nações mais proeminentes são queto, jeje e banto.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

É certo, porém, que cada pai de santo tem autonomia para determinar o valor de seu serviço, e esse preço pode variar muito em função da reputação do adivinho. Normalmente, aqueles que estão ainda se estabelecendo no mercado tendem a cobrar valores não muito altos, algo que pode variar entre R$ 15,00 e R$ 30,00.

Osi = esquerda, ou a terceira pessoa de um cargo. Oti = aguardente. Otun = direita, ou segunda pessoa de um cargo. Ówó = dinheiro.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

de “pai de santo”, “mãe de santo” ou “zelador de santo”. Ele ou ela tem a função de chefe do terreiro, o responsável pelo culto religioso, pela administração do grupo e o zelo pela manutenção da ordem do terreiro. missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.

Confira um exemplo: Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn! (Sacudo-lhe a vida com ebó, para a morte ir embora!). Sààra rú ìyè ebo ikú ònòn!

Na África, após o nascimento de uma criança ela já é levada a um Bàbáláwò para que os pais saibam o que será melhor para o seu destino, e desta forma encaminhada para a missão na qual nasceu.

Babalaôa

Babalaôa é o feminino de babalaô.

1. Oluwo: Este é um homem que estudou e praticou Ifa como padre por muitos e muitos anos e não só viu Orisa Odu, mas possui Orisa Odu (Olodu: proprietário de Odu) e trabalha com essa divindade. O Oluwo é a única pessoa que pode iniciar os homens em Ifa (estilo Itelodu).

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.