O que é B1 na habilitação?

Perguntado por: operes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

B1: triciclos e quadriciclos, conhecidos como microcarros; C1: automóveis pesados de transporte de carga de até 7500 kg, podendo ter reboque, desde que não ultrapasse 750 kg; D1: veículos de passageiros com lotação máxima de 17 passageiros, incluindo o condutor.

A categoria A, categoria de moto de duas ou três rodas, segundo o projeto de lei, será dividida em três subcategorias: A1 para motos de até 300 cilindradas; A2 para motos de até 700 cilindradas; e A3 para todas as motos, independentemente da cilindrada.

A subcategoria C1 abrange automóveis pesados de mercadorias com peso bruto não superior a 7.500 kg podendo ser-lhes atrelado um reboque cujo peso bruto não ultrapasse os 750 kg.

B – Veículos de 4 rodas com ou sem reboque com peso bruto máximo de 3500kg e lotação máxima de 8 passageiros. B1 – Triciclos e quadriciclos, conhecidos com microcarros.

Eu posso dirigir um caminhão F4000 com a categoria B? Não. Para dirigir esse tipo de veículo, é necessário possuir a categoria C de habilitação.

As categorias no Brasil são: Categoria A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, podendo ou não ter carro lateral. Categoria B: condutor de veículo motorizado que não é abrangido pela categoria A, com peso bruto total que não pode exceder três mil e quinhentos quilogramas.

A categoria B da CNH permite que os motoristas conduzam veículos de 04 rodas, cujo peso bruto total não exceda 3.500kg e lotação não exceda à 08 lugares, excluindo o motorista. Isto é, com a CNH B é possível dirigir veículos grandes, como minitrucks e furgões.

Resposta direta e reta: não, o condutor da categoria B não pode dirigir uma van. Para conduzir este veículo, o motorista deve ter a CNH D, que é designada para aqueles que desejam trabalhar com ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros.

A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.

Motorista habilitado nas categorias B, C, D ou E que deseja conduzir ciclomotor (adicionar a Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC). Após a adição, a CNH exibirá a anotação da ACC em campo próprio.

D1 – para veículos de passageiros, com lotação máxima de 17 passageiros (incluindo condutor) e com comprimento máximo de 8 metros e reboque que não ultrapasse 750kg; BE, CE, C1E, D1E – categorias que envolvem veículos pesados, com ou sem reboque (ou semirreboque) e limite máximo de peso.

Motoristas que contenham a CNH na categoria C, podem conduzir vans que pesem mais de 3.500kg, limitado a 6.000kg, desde que ela comporte até 8 passageiros. Veículos destinados a transporte de passageiros que comportem mais de 8 pessoas, devem ser conduzidos por motoristas habilitados na categoria D.

O que é categoria D na habilitação? A CNH D permite que motoristas estejam autorizados a conduzirem veículos motorizados e que são utilizados no transporte coletivo de passageiros. São veículos que transportam acima de 8 pessoas, como vans, ônibus e micro-ônibus.

Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.

Outra situação possível é o motorista ter a carteira, mas não ser da categoria que está dirigindo (ter a habilitação B, mas estar conduzindo uma moto, por exemplo). Nesse caso, ele precisa pagar R$ 586,94 e a infração é gravíssima.

categoria B

Mas a grande vantagem da Hyundai HR é a sua praticidade. Ao mesmo tempo em que apresenta espaço e força para transportar carga, também tem a agilidade e dirigibilidade de um veículo de passeio. Devido ao seu peso bruto inferior a 3500Kg, é necessária apenas a CNH de categoria B, que abrange a maioria dos motoristas.

Por conta de seu Peso Bruto Total (PBT) de 5.352 kg, a Ram 3500 só pode ser dirigida por motoristas com habilitação nas categorias C ou superiores, que autorizam a condução de caminhões.

Exige-se a categoria "C" para dirigir a picape porque o seu peso bruto total (PBT), medida que leva em conta o peso do veículo na balança com a capacidade de carga suportada, ultrapassa 3.500 kg, o limite de PBT para permissões com categoria "B".

3. RAM 2500. A RAM 2500 é a primeira das 3 picapes que você só pode dirigir com CNH de caminhão no Brasil. O modelo produzido sob a aba da Stellantis tem sob o capô um motor movido a diesel de 6.7 litros, capaz de entregar ao condutor 330 cavalos de potência e torque de 103,9 kgfm.