O que é AVCD?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 16 de maio de 2023
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O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma licença emitida pelo corpo de bombeiros que atesta legalmente que a edificação está segura. O Certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros CLCB, é uma licença também emitida pelo Corpo de Bombeiros que tem o mesmo objetivo do AVCB.

Para a emissão de AVCB online é necessário acessar o portal do Infoscip por meio do endereço eletrônico www.prevencaobombeiros.mg.gov.br e, no menu de consultas, escolher a opção “AVCB – Emissão”.

Estão dispensadas de obter o AVCB/CLCB: edificações de uso residencial exclusivamente unifamiliares isoladas ou localizada no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos, que possua acesso independente para a via pública e não possua interligação entre as ocupações.

O AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros vencido ou a falta dele, atesta que o imóvel em questão não está seguro para ser ocupado. Isso pode gerar advertências, multas e até o fechamento do imóvel.

O processo para a obtenção do AVCB é realizado através do INFOSCIP, Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico desenvolvido pelo CBMMG para os municípios listados no site do Corpo de Bombeiros e para os não listados em via física, através dos protocolos presenciais nos batalhões existentes.

cinco anos

A validade do laudo AVCB vai de um a cinco anos. Dessa forma, quando o prazo de validade vencer, é necessário solicitar um novo. Além disso, o laudo AVCB é necessário em todas as edificações que não sejam residenciais unifamiliar.

Como acessar o pedido de renovação? Para renovar o AVCB pela internet é preciso, portanto, acessar o site www.corpodebombeiros.sp.gov.br e ir em “Segurança contra Incêndio / Instruções para Regularização”. Você pode ainda consultar as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, em especial a IT-01 e a IT-42.

Para fazer a consulta AVCB, basta acessar o sistema Via Fácil do Corpo de Bombeiros e clicar na opção “Pesquisa Pública”.

Não, MEI não precisa de alvará de funcionamento. Graças a mudanças na lei, quem se tornou microempreendedor individual a partir de 2 de setembro de 2020 está dispensado de obter esse documento.

O AVCB, como o próprio nome diz, exige uma vistoria do Corpo de Bombeiros, já que é mais complexo e destinado a edificações que, por algum motivo, são ais vulneráveis. Já o processo de emissão do CLCB é normalmente mais simples e mais rápido, pois tudo é feito de forma digital e a fiscalização é feita por amostragem.

O proprietário, ao deixar o imóvel para alugar, precisa disponibilizar para a imobiliária o AVCB do prédio original ou o último utilizado. Quando o imóvel é alugado, o inquilino é responsável por realizar a alteração/adequação no AVCB ou CLCB para o negócio que ele pretende abrir.

O profissional que é responsável pela elaboração de Projeto Técnico é o Engenheiro ou Arquiteto.

Em grande parte do Brasil, o arquiteto, o engenheiro de segurança do trabalho e o engenheiro civil estão autorizados a elaborarem o Projeto Técnico. Em alguns estados, o Corpo de Bombeiros exige também uma especialização em engenharia de segurança do trabalho da parte do engenheiro civil e do arquiteto.

Sobre a validade do AVCB
Expirado o prazo de validade, o proprietário ou responsável pelo imóvel deverá requerer a renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.

Documentos necessários para obter o AVCB
Atestado de brigada de incêndio que comprove o treinamento dos membros; ART de para-raios; ART da instalação do gás comprovando que não há vazamentos; Atestado da escada pressurizada – requisito apenas de alguns condomínios.

Em resumo, o HABITE-SE é um documento que atesta a habitabilidade do imóvel, enquanto o AVCB atesta a segurança contra incêndio e pânico. Ambos são necessários para que o imóvel possa ser habitado ou utilizado de alguma forma, e devem ser solicitados e obtidos antes de iniciar qualquer tipo de construção ou reforma.

Desde 1/9/2020, o microempreendedor individual - MEI está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica.

Microempreendedor precisa de Inscrição Municipal? Sim, o Microempreendedor (MEI) também necessita, pois é necessário fazer o registro na Prefeitura e requisitar a Inscrição Municipal.

As entidades de assistência social sem fins lucrativos e reconhecida pelo poder público têm direito à isenção da Taxa de Segurança Pública devida pela utilização potencial do serviço de extinção de incêndio conforme Lei Estadual 6.763/75, artigo 114 § 2º, inciso II.

Quem deve emitir o CLCB? Todas as empresas que usam um espaço físico específico para exercer suas atividades, como lojas, escritórios, hotéis, pousadas, supermercados, igrejas, postos de combustíveis, clubes, casas de show, casas noturnas, entre outros.

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