O que é AVC no cerebelo?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Infartos cerebelares extensos devem ser tratados com descompressão cirúrgica da fossa posterior.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Lesões cerebelares podem causar anormalidades no movimento do corpo e olhos e pode afetar o equilíbrio por perturbar a função vestibular20. As lesões cerebelares normalmente resultam em um tipo característico de movimento descoordenado chamado ataxia.

AVC hemorrágico - acontece quando um vaso sanguíneo se rompe espontaneamente, causando um sangramento dentro do tecido cerebral. É o tipo de acidente vascular cerebral menos comum, mas que tende a ser mais grave.

O principal sintoma da disfunção do cerebelo é a ataxia. Ataxia é uma perda de coordenação e controle muscular. Um problema subjacente com o cerebelo, como um vírus ou tumor cerebral, pode causar esses sintomas.

A recuperação pós AVC geralmente leva tempo e o progresso pode ser lento e longo, pois em determinados casos o individuo precisa reaprender a caminhar, falar, ler, escrever, alimentar-se, etc. Uma nova rotina se inicia neste momento, diferente da maneira como era o modo de vida antes do AVC.

O cerebelo não possui a capacidade de se regenerar. No caso específico do AVC hemorrágico às vezes acontece de que quando o sangue é reabsorvido pelo corpo o paciente recupere alguma função.

Entre as principais sequelas que um AVC pode deixar estão a morte, em 25% dos casos, perda da fala, dos movimentos ou do contato com o meio externo (estado vegetativo).

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

A recuperação de um acidente vascular cerebral é um processo lento e gradual. Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral.

Os sintomas, além da ataxia, podem incluir tremores, desequilíbrio, disartria, alterações oculomotoras, distonias; podem vir acompanhadas de neuropatia periférica, parkinsonismo, espasticidade, perda de acuidade visual, alterações de humor e até declínio cognitivo.

O tratamento de qualquer lesão cerebelar tal como o tumor cerebral é feito de modo multidisciplinar, com a decisão conjunta entre um neurocirurgião, um radioterapêuta, um oncologista, e frequentemente um neurologista.

O teste dedo-nariz pode ser útil na distinção entre lesões cerebelar e posterior da coluna (proprioceptiva). O teste deve ser realizado com os olhos fechados para avaliar a propriocepção na extremidade superior. Um teste para a função cerebelar que enfatiza as extremidades inferiores é o teste do calcanhar-joelho.

A característica que diferencia o funcionamento do cérebro e do cerebelo é que o cerebelo funciona involuntariamente e em nível inconsciente. Além disso, atua exclusivamente nas funções motoras. Quando ocorrem lesões no cerebelo, o corpo costuma perder seu equilíbrio, tônus muscular e a coordenação dos movimentos.

Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados. Suas atividades estão relacionadas com o equilíbrio e postura corporal.

Mas afinal, o que é o cerebelo? Cerebelo vem do latim “cerebellum” e quer dizer “pequeno cérebro”. É localizado na fossa posterior do crânio, inferior ao cérebro e posterior à ponte e bulbo. O cerebelo, juntamente ao cérebro e ao tronco encefálico, forma o encéfalo, um dos componentes do sistema nervoso central.

O Mini AVC, também chamado de ataque isquêmico transitório, trata-se de uma alteração (semelhante ao AVC) que interrompe o trajeto do sangue para uma região do cérebro, por conta da formação de um coágulo.

Um AIT é de início súbito e geralmente dura entre 2 e 30 minutos. Dificilmente se prolonga por mais de uma ou duas horas (1h ou 2h). Os médicos chamam esse “mini-derrame”, ou “pequeno AVC” de AIT, e quem o “sente” tem grandes chances de ter um AVC em pouco tempo.

A mais comum delas é a Cefaleia Tensional, geralmente sentida como um aperto ao redor do crânio e não muito intensa.