O que é avaliado na ginástica artística?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Na ginástica artística, os atletas são avaliados por juízes em dois critérios principais: a dificuldade da série (nota A) e a execução dos movimentos (nota B). Quanto maior for o grau de dificuldade dos movimentos realizados em uma série, maior será a nota de partida daquele atleta.

Objetivo Geral
-Desenvolver a motricidade utilizando aparelhos móveis e fixos da Ginástica; - Promover atividades de estímulo para a prática saudável de atividades físicas; - Motivar crianças à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos.

O resultado base para cada exercício é de 9.6 pontos, aos quais podem ser descontados pontos devido a faltas ou acrescidos bônus para exibições excepcionais. Nas competições por grupos, a pontuação base é 19.20, sendo a pontuação máxima 20 pontos.

17.1

A nota final é obtida pela soma das duas pontuações resultando em 20 pontos. Porém, na prática, a maior nota atingida por um atleta até hoje foi de 17.1.

Equilíbrio, força e flexibilidade estão entre as capacidades físicas essenciais para a prática da Ginástica Rítmica, modalidade ginástica, que requer alto nível de treinamento e disciplina.

Elementos da Ginástica Artística

  • Saltos mortais;
  • Piruetas;
  • Saltos de dança;
  • Equilíbrios.
  • Apoios.

A ginástica artística, também chamada de ginástica olímpica, é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos. Esses movimentos exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio. Portanto, o domínio do corpo é uma das principais características desses atletas.

Regras da Ginástica Artística
Na ginástica artística, os atletas são avaliados por juízes em dois critérios principais: a dificuldade da série (nota A) e a execução dos movimentos (nota B). Quanto maior for o grau de dificuldade dos movimentos realizados em uma série, maior será a nota de partida daquele atleta.

A ginástica artística ajuda no desenvolvimento do repertório motor. Isso faz com que a pessoa que pratique ganhe um maior conhecimento sobre o próprio corpo. A prática atinge os movimentos mais simples aos mais complexos, dos mais leves aos mais intensos e aumenta o repertório motor.

Força, agilidade, flexibilidade, coordenação e equilíbrio são algumas das capacidades físicas desenvolvidas pela ginástica artística, uma das modalidades oferecidas pelo Nosso Clube.

Já vimos que a ginástica artística ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras das crianças e dos adolescentes devido à intensidade e à complexidade de seus movimentos. Pois saiba que isso é fundamental para também desenvolver a noção de autoconhecimento no praticante em relação ao seu próprio corpo.

Os 24 atletas com a melhor soma de notas em todos os aparelhos vão ao individual geral – ou seja, competem em todas as categorias. Já nas finais por aparelhos, vão as 8 melhores pontuações de cada prova específica. No total, 14 medalhas de ouro são disputadas na ginástica.

Para calcular a Nota B, soma-se o total de deduções de execução e apresentação artística, e subtrai-se de 10.0p. Todas as informações referentes à avaliação dos exercícios estão contidas no Código de pontuação da FIG, que rege a arbitragem internacional, e que tem a validade de um ciclo olímpico.

A pontuação final de um ginasta reflete a soma de duas notas: de dificuldade, com base no valor definido pelo Código de Pontuação para cada movimento realizado, e de execução, que leva em conta elementos como a técnica apresentada pelo atleta.

SALTO SOBRE A MESA

SALTO SOBRE A MESA (Masculino e Feminino)
Essa é a prova mais rápida da ginástica artística, com duração aproximada de 50 segundos.

As apresentações têm duração entre 70 e 90 segundos e a ginasta deve sempre utilizar toda a área do tablado. A área do tablado é de 12 metros X 12 metros. - Trave: A trave talvez seja a prova mais difícil da ginástica artística feminina.

O que são critérios de avaliação? objetivos claros, preocupada em verificar o nível de apropriação dos conhecimento pelos alunos, para além da atribuição de notas, conceitos.... “Com toda a dificuldade que temos para definir critérios, uma coisa é certa: é imprescindível que eles sejam claros e precisos.

A Ginástica Artística Feminina compreende um conjunto de 4 especialidades (aparelhos): Saltos, Trave, Paralelas Assimétricas e Solo.

Um dos aspectos psicológicos que se pode destacar na GA é a ansiedade, podendo ser caracterizada como uma agitação perante situações de risco, perigo acompanhado de sensações corporais desagradáveis.

ESTENDIDA : quando o tronco, braços e pernas unidas estão totalmente estendidos. GRUPADA : quando as pernas estão flexionadas com os joelhos próximos ao tórax. CARPADA :quando as pernas estão estendidas e unidas com o tronco fletido sobre elas ou vice-versa.

OS ELEMENTOS BÁSICOS (DESLOCAMENTOS, EQUILÍBRIOS, SALTOS, GIROS, ROTAÇÕES E ACROBACIAS) SÃO CONSTITUÍDOS DE MOVIMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM VÁRIOS TIPOS DE GINÁSTICA (ARTÍSTICA, RÍTMICA, ACROBÁTICA, DE TRAMPOLIM E AERÓBICA), INCLUSIVE A GINÁSTICA PARA TODOS, ENTENDIDA DE FORMA MAIS ABRANGENTE E CONSTITUÍDA POR ...