O que é automatismo no trânsito?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Automatismos são ações executadas pelo condutor de maneira inconsciente ou involuntária. Isto é, são ações “automáticas” que acontecem pelo hábito. Os automatismos corretos são aprendidos por meio de treinamento para que o condutor aja da forma mais segura em situações inesperadas de risco.

os automátivos incorretos são os "vícios de direção",manias que vão contra as ações adequadas para a direção defensiva.

A direção defensiva classifica a atenção em três tipos: FIXA, DISPERSA E DIFUSA.

Outro fator prejudicial causado pelos automatismos, é a resistência do cérebro quando você tenta abandonar hábitos e comportamentos sabotadores e destrutivos que atrapalham as suas atividades na vida pessoal e, principalmente, profissional.

Com a experiência e o passar dos anos dirigindo, os condutores vão desenvolvendo certos... Desfavorável, pois somente os procedimentos com relação ao controle do veículo devem ser automáticos. Favorável, pois o motorista passa a se dedicar mais a outros elementos que estão à sua frente.

Os 5 elementos básicos da direção defensiva

  1. 1 – Atenção. Para abrir a lista dos elementos básicos da direção defensiva, a atenção. ...
  2. 2 – Ação. ...
  3. 3 – Previsão. ...
  4. 4 – Conhecimento. ...
  5. 5 – Habilidade.

A distância de frenagem é a distância que o carro percorre do momento em que o motorista aciona o freio até a parada completa do veículo.

Os automatismos adquiridos são os reflexos condicionados, que ocorrem devido à aprendizagem e que formam os hábitos, os quais, quando bons, poupam tempo e esforço, porém, se exagerados, eliminam a criatividade.

De acordo com Oshira (2017a), os principais riscos comportamentais que causam acidentes no trânsito são sete: excesso de confiança do motorista, falta de atenção, fadiga do condutor, excesso de velocidade, pressão do tempo, distância entre veículos e ultrapassagem perigosa.

Conhecimento, Habilidade, Atenção, Previsão, Decisão.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

Na direção preventiva são utilizadas manobras que têm por objetivo reduzir as chances de o condutor se envolver em uma situação de risco. Já na direção defensiva, as manobras são realizadas para reduzir os impactos de um acidente iminente em uma situação de risco na qual o condutor já se envolveu.

Por fim, chegamos ao último e não menos importante ponto da Roda da Vida: a família. Esta que é a nossa base, nossa origem, que explica muito quem somos e porque somos e nossos valores e crenças.

Novos processos e ferramentas, novas maneiras de desenvolver pessoas e equipes, novas formas de se relacionar. Nesse cenário, buscar a evolução profissional é uma forma de se manter atualizado e entender essas mudanças, se adequando a elas.

Com esse dado evoluindo nas últimas décadas, uma pergunta costuma ser frequente conforme a idade vai aumentando: existe um limite de idade para dirigir? Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não há uma idade determinada para o condutor largar o volante.

Confira algumas dicas que o ajudarão a vencer a insegurança e a colocar um ponto final no pânico de dirigir.

  1. Treino e prática. ...
  2. Familiarize-se com o veículo. ...
  3. Opte por horários calmos. ...
  4. Dirija ao lado de um motorista experiente. ...
  5. Dê carona para um amigo. ...
  6. Peça ajuda profissional. ...
  7. Conte com um seguro que te apoie.

Apesar de não ter um limite de idade para dirigir, as pessoas com mais de 50 anos possuem prazos diferenciados para avaliação médica e consequente renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2021, mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram realizadas e passaram a vigorar em todo o Brasil.

O que cai na prova do DETRAN?

  • Processo de Habilitação (Legislação de Trânsito);
  • Sinalização de Trânsito (Legislação de Trânsito);
  • Circulação e Conduta (Legislação de Trânsito);
  • Infrações e Penalidades (Legislação de Trânsito);
  • Direção Defensiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Mecânica Básica.

15 dias

2º – Prova teórica e prática: Em caso de reprovação, o candidato pode repetir o teste (reteste) no prazo de 15 dias. Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.