O que é atuação interdisciplinar?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O conceito de interdisciplinaridade reflete a interação entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento. Dessa forma, entende-se que o profissional interdisciplinar é aquele que pode transitar por várias áreas de sua profissão, sendo capaz de atuar de forma diversificada dentro de uma empresa.

Sendo assim, a interdisciplinaridade na educação é um método de ensino que propõe integrar diferentes disciplinas, abordando os conteúdos de modo a estabelecer uma relação entre eles, passando por todas as áreas do conhecimento.

Quando profissionais de uma mesma área se reúnem para atender a um único foco específico, por exemplo, atender demandas especializadas em doenças cardíacas, chamamos esse tipo de equipe de interdisciplinar, por integrar os saberes de diversas profissões na assistência integrada.

Em outras palavras, a interdisciplinaridade auxilia na formação de cidadãos informados e empáticos. Além disso, a transversalidade entre as disciplinas estimula a autonomia do aluno, para enxergar soluções diferenciadas aos problemas apresentados.

A teoria dos sistemas, a teoria da complexidade, o pensamento sistêmico, a abordagem transdisciplinar e os projetos interdisciplinares são algumas das principais áreas de estudo na interdisciplinaridade.

Quais são as dicas para pôr a interdisciplinaridade em prática?

  1. Aposte em um bom planejamento. ...
  2. Permita que os professores tenham flexibilidade. ...
  3. Aposte em atividades lúdicas. ...
  4. Utilize recursos digitais. ...
  5. Adote materiais didáticos com proposta interdisciplinar.

Como uma perspectiva pedagógica, a interdisciplinaridade promove o diálogo entre os saberes e entre as diversas áreas do conhecimento, facilitando a interação entre os conteúdos estudados, que fazem parte da vivência dos alunos dentro e fora da sala de aula.

O educador que pretende fazer uma abordagem interdisciplinar deve sempre considerar o conhecimento prévio dos educandos a respeito do tema ou conteúdo a ser trabalhado, pois o educando não é uma página em branco, ele já traz consigo experiências e conhecimentos do meio onde vive e isso deve ser considerado, pois a ...

Como explicamos, a interdisciplinaridade diz respeito à integração entre duas ou mais disciplinas. Dessa forma, os alunos podem construir uma visão mais ampla das temáticas apresentadas e desenvolver análises críticas sobre as diferentes vertentes de um assunto.

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas tornando o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno. A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas.

Na perspectiva escolar atual, a interdisciplinaridade não tem a intenção de criar novas disciplinas ou saberes, mas aplicar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver o problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.

Normalmente a equipe é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e/ou terapeutas ocupacionais que se reúnem para decidir quais serão os objetivos para o paciente.

Interdisciplinaridade: A abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência à saúde. Isso porque o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas.

Na educação interdisciplinar, as disciplinas se integram e passam a não ter separações. Com isso, os discentes têm a oportunidade de descobrir novas áreas do conhecimento, por exemplo. Na multidisciplinaridade, os conteúdos são avaliados separadamente e categorizados, sem muita interação entre os campos do saber.

A disciplina Pedagogia Interdisciplinar discute o papel do pedagogo no atual contexto educacional. A necessidade da interdisciplinaridade na produção e na socialização do conhecimento no campo educativo visa à superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento.

qualquer forma de combinação entre duas ou mais disciplinas com vista à compreensão de um objecto a partir da confluência de pontos de vista diferentes e tendo como objectivo final a elaboração de uma síntese relativamente ao objecto comum.

Ou seja, o conceito diz da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico.

O ensino por meio da interdisciplinaridade pressupõe o uso e integração de métodos e análises de um mesmo tema por várias disciplinas escolares. Assim, um determinado assunto é abordado sob múltiplas perspectivas, em aulas de disciplinas diferentes.

princípios que norteiam o caminho das pesquisas na área da Interdisciplinaridade: Espera, Humildade, Respeito e Desapego. Nesse rumo, sigo incentivada a romper paradigmas, a criar e ousar em um mundo de complexidade crescente e que se transforma rapidamente.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Em síntese, os princípios que norteiam a atitude interdisciplinar: humildade, respeito, espera, desapego e coerência despertam ações que transformam o ambiente em um espaço de convivência e de partilha.