O que é atraso sensorial?

Perguntado por: aguterres . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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O Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) se trata de uma condição em que, tanto o cérebro, quanto o sistema nervoso apresentam dificuldades para processar estímulos do ambiente e os sentidos.

O tratamento de Transtorno de Processamento Sensorial é feito com sessões de terapia ocupacional e costuma ser bastante efetivo em pacientes com o transtorno. Por meio de atividades e brincadeiras, a terapia ocupacional irá ajudar a criança com suas habilidades sensoriais e cognitivas.

Reclamar da luz, do som ou de odores, ter dificuldade para identificar letras, formas e cores semelhantes, ser exigente com o tipo de comida que quer consumir, assim como apresentar resistência ao contato físico.

Deficiência sensorial
É o não funcionamento (total ou parcial) de um dos cinco sentidos que possuímos. A surdez (deficiência auditiva) e a cegueira (deficiência visual) são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, paladar e olfato também podem entrar para essa categoria.

Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles visão, audição, tato,paladar,olfato e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia.

Em alguns casos, a criança autista pode apresentar sensibilidade sensorial, podendo ser hipersensível e/ou hipossensível aos estímulos sensoriais. Ou seja, seus sentidos podem captar mais ou menos informações que o normal. Entretanto, é preciso lembrar que todas as crianças são diferentes e possuem suas singularidades.

A sobrecarga sensorial acontece quando um estímulo intenso afeta a capacidade de enfrentamento do autista. Isso pode ser desencadeado por um único evento, como um ruído alto inesperado, ou pode aumentar com o tempo devido ao esforço necessário para lidar com as sensibilidades sensoriais na vida diária.

Brincar com massinhas de modelar aciona os estímulos sensoriais da criança. Elas criam uma distração rápida e podem ser muito eficientes no processo de acalmar crianças com autismo. Cada criança é única! Por isso, é importante conhecê-la para saber quais técnicas funcionam melhor.

8 brincadeiras sensoriais para estimular os cinco sentidos

  1. Caixa de gelatina ou areia.
  2. Chocalhos de diferentes materiais.
  3. Brincadeiras sensoriais com balões de água.
  4. Caixa ou painel de texturas.
  5. Pintar com as mãos e os pés.
  6. Tinta ou gel no saquinho Ziploc.
  7. Brincadeiras sensoriais com a natureza.
  8. Adivinhando sabores.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

As técnicas de Terapia de Integração Sensorial são simples e, em alguns casos, podem ser reproduzidas em casa.
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Quais atividades estimulam o desenvolvimento sensorial?

  1. Toque de texturas. ...
  2. Brincadeiras com formas. ...
  3. Toque do nariz. ...
  4. Balanço e gira-gira. ...
  5. Tapete sensorial. ...
  6. Trenzinho humano. ...
  7. Estímulo com pressão.

Segundo Carla, os principais sintomas do DPAC são a dificuldade de memória de curto prazo, falta de entendimento, pouca concentração e incapacidade de leitura e escrita. Passando por um processo de reeducação, no entanto, os estudantes desenvolvem rotas alternativas de aprendizado.

O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.

Estudos e a experiência clínica têm constatado que crianças com TDAH podem ser acometidas por alterações gerais no processamento sensorial, principalmente em relação à modulação sensorial7.