O que é atraso na condução do ramo direito?

Perguntado por: omota . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Bloqueio de ramo direito ou BRD é uma anomalia que provoca atraso na condução do impulso elétrico no ventrículo direito – uma das 4 câmaras do coração. O músculo cardíaco é dividido em 4 porções (as câmaras), por onde os impulsos elétricos passam para formar cada batimento desse órgão.

Quando isolado, o bloqueio de ramo direito não costuma representar risco de morte ou doenças graves. Entretanto, há estudos que relatam vítimas de morte súbita que tiveram BRD associado a outras anormalidades nos batimentos cardíacos.

Os bloqueios de ramo podem também causar morte súbita. Como o bloqueio de ramo afeta a atividade elétrica do coração, às vezes, ele pode dificultar o diagnóstico correto de outras doenças do coração e levar a atrasos na gestão adequada delas.

Portanto, ritmo sinusal é o ritmo cardíaco normal e significa que sua trajetória, duração e efeitos estão ocorrendo normalmente. Seu nome é originado do nó sinusal, local onde são iniciados os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco bater.

O que é bloqueio de ramo esquerdo? Bloqueio de ramo esquerdo (BRE) é o atraso ou obstrução na condução de estímulos elétricos do átrio para o ventrículo esquerdo. Basicamente, há um retardo no sistema cardíaco de condução de impulsos nervosos, geralmente devido a uma patologia.

Dentre as causas mais freqüentes temos a cardiopatia hipertensiva, isquêmica (incluindo o infarto agudo do miocárdio), chagásica e a cardiomiopatia dilatada idiopática. Outras causas de cardiopatia dilatada, as cardiopatias congênitas, hipertrófica e as restritivas também podem cursar com BRD.

A maioria dos bloqueios cardíacos não causa sintomas. Se você tiver um bloqueio cardíaco grave, pode sentir cansaço e tontura e pode desmaiar.

Na grande maioria dos casos, a prática de atividades físicas pode ser iniciada ou retomada logo após o período de recuperação do implante de marcapasso. No entanto, cada caso deve ser analisado pelo médico responsável. Seguir as orientações médicas é fundamental.

No bloqueio de ramo direito (BRD), haverá um atraso na despolarização do ventrículo direito que pode ser observado como uma lentificação (um salto de onda): onda R, que vai representar a despolarização ventricular atrasada do ventrículo direito (VD).

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

O Ritmo Sinusal é o ritmo normal do coração, ou seja, aquele impulso que é gerado no átrio direito e se chama Nó Sinusal. No entanto, quando falamos de Taquicardia Sinusal, significa que o impulso está sendo gerado no local correto, mas está rápido – por isso o termo Taquicardia.

Tratamentos para taquicardia sinusal se concentram na redução da frequência cardíaca ao normal, com medicações como betabloqueadores ou bloqueadores de canal de cálcio, porém algo muito importante é tratar a causa subjacente. Em casos como infecção ou pressão arterial baixa não devemos reduzir a frequência cardíaca.

O sinal mais precoce de infarto agudo do miocárdio é um aplanamento do segmento ST, ou seja, seria a perda da discreta concavidade que existe normalmente na ascensão do segmento ST com duração transitória.

As arritmias podem ser divididas em três categorias, ritmo cardíaco mais lento, abaixo de 60 BPM, chamado de bradicardia; ritmo cardíaco acelerado, acima de 100 BPM, chamado de taquicardia; ou ritmo irregular.

Assim, para identificar o ritmo sinusal no ECG, você precisa analisar a onda P nas derivações DI, DII e aVF. Caso ela seja positiva nessas derivações, você pode estar diante de um ritmo sinusal.

Já os pacientes (homens) portadores de bloqueio de ramo esquerdo (mesmo assintomáticos e sem doença cardíaca aparente),têm um risco substancialmente aumentado de morte por doença coronariana, principalmente devido a morte súbita fora do ambiente hospitalar (7).