O que é atraso final de condução?

Perguntado por: lveiga9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Atraso final da condução é uma alteração bastante tênue que causa uma lentificação na passagem da corrente elétrica pelos ventrículos no final do batimento cardíaco. Em geral é apenas uma variação dos padrões de normalidade. Consulte seu cardiologista para maiores esclarecimentos.

O atraso ou retardo na condução ventricular (CVD = Conduction Ventricular Delay, sigla em inglês) é um descritor de dissincronia elétrica ventricular entre o ventrículo direito (VD) e o ventrículo esquerdo (VE). É medido entre o eletrodo de estimulação do VD e o eletrodo de detecção do VE.

Dentre as causas mais freqüentes temos a cardiopatia hipertensiva, isquêmica (incluindo o infarto agudo do miocárdio), chagásica e a cardiomiopatia dilatada idiopática. Outras causas de cardiopatia dilatada, as cardiopatias congênitas, hipertrófica e as restritivas também podem cursar com BRD.

O sistema de condução do coração é uma rede de células musculares cardíacas especializadas que iniciam e transmitem os impulsos elétricos responsáveis pelas contrações coordenadas em cada ciclo cardíaco.

O principal seria o Bloqueio Atrio-Ventricular Total, conhecido pela sigla BAVT. Trata-se de uma condição clínica mais grave, que se apresenta muitas vezes com mal estar, dor no peito, tontura e desmaios.

O bloqueio do ramo direito tem tratamento? Não existe tratamento com medicamento que possa reverter um bloqueio do ramo direito instalado. A grande maioria das pessoas portadoras desse problema cardíaco não precisarão se submeter a nenhum tratamento ao longo da vida.

Bloqueio de ramo esquerdo (BRE) é o atraso ou obstrução na condução de estímulos elétricos do átrio para o ventrículo esquerdo. Basicamente, há um retardo no sistema cardíaco de condução de impulsos nervosos, geralmente devido a uma patologia.

O bloqueio de ramo direito pode ser de primeiro, segundo ou terceiro grau. O de terceiro grau, ou avançado, por sua vez, possui o clássico “sinal da orelha de coelho” com rsR' em V1. Já o bloqueio de ramo esquerdo pode ser de primeiro, segundo ou terceiro grau.

Em pacientes assintomáticos, o bloqueio de ramo direito parece não implicar aumento no risco de doença cardiovascular ou morte. Já os pacientes portadores de bloqueio de ramo esquerdo, têm um risco muito aumentado de morte por doença coronariana.

Não existe tratamento com medicamentos que possam reverter um bloqueio do ramo esquerdo instalado. A maior parte das pessoas não precisará se submeter a nenhum tratamento, porém, quando há presença de desmaio ou evolução para bloqueio atrioventricular total, é necessário o implante de marcapasso cardíaco.

O nódulo atrioventricular retarda a transmissão da corrente elétrica, para que os átrios possam contrair-se completamente e os ventrículos possam encher-se com a maior quantidade de sangue possível, antes de os ventrículos receberem os sinais elétricos de contração.

Quem tem Bloqueio de Ramo Direito pode fazer cirurgia? Na maioria dos casos, pacientes com Bloqueio de Ramo Direito podem realizar cirurgias normalmente. No entanto, é fundamental consultar o médico responsável, que avaliará cada caso individualmente.

O bloqueio do ramo direito não afeta o funcionamento do coração no dia a dia e não é uma contra indicação para a pratica de atividade física.

Quem tem bloqueio ramo direito grau 2 pode beber, dançar, fazer sexo? Bom dia. Apenas o bloqueio de ramo direito não traz nenhum tipo de restrição às atividades normais da vida.

O padrão dito como normal, ou seja, que compreende a fisiologia do ciclo de estimulação elétrica do coração, é quando o ECG mostra um ritmo regular, sinusal, com frequência entre 60 e 100 batimentos por minuto, sem alterações no padrão de condução.