O que é ativo passivo receita e despesa?
Ativo e passivo: Entenda as diferenças na contabilidade. As diferenças essenciais entre ativo e passivo é que o primeiro representa todas as entradas financeiras e bens de uma empresa, e o passivo são todas as suas despesas e dívidas.
Qual a diferença de receita e ativo?
entende-se por Receita a entrada de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, à venda de mercadorias, de produtos ou à prestação de serviços. Uma receita também pode derivar de juros sobre depósitos bancários ou títulos, de alugueis e outras origens.
Qual a natureza das contas do ativo passivo despesa e receita?
As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.
São contas de ativo?
São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.
O que é ativo exemplos?
Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.
O que é uma despesa exemplos?
São exemplos de despesas:
contas de luz, internet e telefone; materiais de consumo; aluguel; gastos com manutenção.
O que é despesa contábil?
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
Quais são as fases da despesa?
Os estágios da despesa compreendem o empenho, a liquidação e o pagamento.
O que é a receita?
Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestações de serviços, como por exemplo: alugueis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.
Qual é o conceito da receita?
São consideradas receitas os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições, entre outros) arrecadados e que servem para custear as despesas e os investimentos.
Qual é a diferença entre a despesa é um ativo?
Despesas: é composto pelas contas onde são registradas todas os desembolsos realizados pela organização, como pagamento de funcionários e fornecedores, compra de matéria-prima ou equipamentos, pagamento por serviços de terceiros etc. As despesas fazem parte do passivo. O ativo são as coisas, direitos que você possui.
Como se chamam as contas de receitas e despesas?
As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.
Como saber se é ativo ou passivo?
Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.
O que são contas do passivo?
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.
O que é passivo exemplo?
Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.
Quais são os tipos de passivo?
Existem vários tipos de passivos, de acordo com o setor e tipo de obrigações que eles se relacionam.
- Passivos circulantes.
- Passivos não circulantes.
- Ambientais.
- Passivos a descoberto.
- Passivos permanentes.
- Operacionais.
- Passivos flutuantes.
O que são bens e direitos?
Os bens, a entidade os possui de fato; por outro lado, quanto aos direitos, a entidade possui o direito de recebê-los em moeda. Por isso, os bens e os direitos compreendem aquilo que de positivo a entidade possui.
Quais são os ativos financeiros?
Os principais exemplos de ativos financeiros são Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC), entre outros. Há também os de renda variável, como Ações, Fundos de Investimento e Exchange Traded Funds (ETFs).