O que é ativo passivo e receita?

Perguntado por: lgaspar2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Ativo e passivo: Entenda as diferenças na contabilidade. As diferenças essenciais entre ativo e passivo é que o primeiro representa todas as entradas financeiras e bens de uma empresa, e o passivo são todas as suas despesas e dívidas.

As contas de receita são contas contábeis para o registro de todos os elementos que têm a ver com vendas ou outros tipos de receitas. De forma mais fácil e simples, contas de receita são números ou nomes que são atribuídos a determinadas operações da empresa para dar conta delas e, portanto, registrá-las.

Conceito de Receita
Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestações de serviços, como por exemplo: alugueis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.

A Receita Pública pode ser classificada de acordo com os seguintes aspectos: Quanto à natureza: orçamentária ou extra-orçamentária. Quanto à categoria econômica: correntes e de capital. Quanto ao poder de tributar: federal, estadual ou municipal.

Qual é a definição de "ativos"? Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.

Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.

Ativos, em contabilidade, são valores que indicam quais são os bens e direitos que uma empresa possui . Estes valores são demonstrados através do Balanço Patrimonial, junto com os Passivos e o Capital Próprio, que somados resultam no total de Ativos da empresa.

A receita é referente à entrada de capital, futuro ou imediato. Já a despesa é o oposto, refere-se aos gastos operacionais de uma pessoa, empresa ou entidade pública.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

Ela é credora porque deduz do ativo que é um conta devedora!

São exemplos de receitas derivadas: reparações de guerra, multas obtidas em razão de atos ilícitos, con- fiscos e TRIBUTOS.

As fontes de receita referem-se ao quanto e como os clientes pagarão pelo que é oferecido como proposta de valor. Algumas possibilidades de fontes de receita são: - Venda de produtos e serviços - Taxa de uso - Assinatura - Aluguel - Licenciamento - Comissão - Espaços para propaganda de terceiros.

A receita total de uma empresa é calculada multiplicando o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados por ela pela quantidade vendida. Dessa forma, descobre-se o total arrecadado pela empresa em sua atividade.

Como você pôde perceber, a receita é a soma de todas as entradas da sua agência, ou seja, todo o dinheiro recebido no período. O lucro é o valor excedente, após deduzidos custos e despesas. A receita é fundamental para a sobrevivência do negócio, afinal, sem dinheiro entrando no caixa, a operação gerará prejuízo.