O que é ativo e passivo no balancete?

Perguntado por: vcampos2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Qual a diferença entre ativo e passivo? Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

O balanço patrimonial é representado pelas versões ativo (bens e quaisquer quantias a receber) e passivo (dívidas e quitações de curto prazo, ou seja, que devem ser pagas em menos de 12 meses, e também de longo prazo, que deverão ser pagas por mais de 12 meses).

São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Diferença entre Passivo e Ativo
Enquanto o ativo caracteriza os bens, direitos e aplicações que tragam benefícios futuros para a entidade ou empresa, o passivo compreende todo o montante que ela deve pagar, seja de dívidas, obrigações e compromissos financeiros.

No Passivo ficam as contas referentes às obrigações e deveres da empresa. Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas; Fornecedores a pagar. Empréstimos e financiamentos a pagar.

Para calcular o patrimônio líquido basta somar os valores que a empresa tem em dinheiro e em bens (os ativos), e, diminuir desse montante os valores que a empresa tem de contas para pagar (os passivos). O resultado dessa conta (ativospassivos) é o patrimônio líquido.

Conforme orienta a NBC T 2.7, os elementos mínimos que devem constar no balancete são:

  1. Identificação da empresa;
  2. Data a que se refere;
  3. Abrangência;
  4. Identificação das contas e respectivos grupos;
  5. Saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
  6. Soma dos saldos devedores e credores.

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.

Existem vários tipos de passivos, de acordo com o setor e tipo de obrigações que eles se relacionam.

  • Passivos circulantes.
  • Passivos não circulantes.
  • Ambientais.
  • Passivos a descoberto.
  • Passivos permanentes.
  • Operacionais.
  • Passivos flutuantes.

O passivo, pela mesma lei n. 6404/76, é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: passivo circulante e passivo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do passivo, são o grau de exigibilidade e o ciclo operacional da entidade.

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.

Existem quatro tipos principais de contas de ativos circulantes: dinheiro, contas a receber, estoque e despesas pré-pagas. Cada conta tem seu próprio propósito e é uma parte vital para manter o negócio funcionando sem problemas.

Dessa forma, um ativo pode ser definido como um recurso que uma empresa possui, com a intenção de usá-lo com a finalidade de gerar receitas no futuro. Pode ser um objeto tangível ou um direito intangível, possuído pela empresa e o valor que lhe é devido de terceiros.

Um investidor possui um conjunto de bens, direitos e obrigações, que têm algum valor financeiro, isto é, um patrimônio de ativos e passivos. Ou seja, ativo é tudo aquilo que coloca dinheiro no seu bolso. Passivo, por outro lado, é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso.

A principal diferença entre estes dois tipos de controle é o método utilizado para controlar sons indesejáveis. O tratamento do som no controle passivo consiste principalmente em "isolação sonora", utilizando-se de materiais como silenciadores dentre outros equipamentos.

O que significa ativo e passivo? Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.