O que é ativo e passivo circulante?

Perguntado por: lmagalhaes2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Ativo Circulante Operacional ou Cíclico é aquele que se origina basicamente das operações de compra, venda, produção e estocagem. Já os Passivos Circulantes são: Contas a Pagar, Financiamentos Bancários, Impostos a Pagar, Salários a Pagar e outros passivos de Curto Prazo.

O passivo circulante é aquele que tem relação direta com a operação de um negócio, por exemplo, pagamento de salários, pagamento de fornecedores, impostos mensais etc.

Basicamente a diferença se dá no prazo que você consegue transformar o bem da sua empresa em dinheiro para ser usado por ela. Como já falamos acima, os ativos circulantes podem ser convertidos em dinheiro em pouco tempo em no máximo um ano. Já os ativos não circulantes levam um ano ou mais.

ALGUNS EXEMPLOS DE CONTAS DE ATIVO SÃO: ESTOQUES (DE PRODUTOS ACABADOS OU DE MATÉRIA- PRIMA), BENS COMO MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E PRÉDIOS OU AINDA CONTAS DE ATIVOS FINANCEIROS, COMO INVESTIMENTOS OU DUPLICATAS A RECEBER.

Corresponde aos bens e direitos da empresa, ou seja, todos os valores que ela possui em caixa, conta bancária, aplicações, valores que ainda possui a receber de clientes, estoques, máquinas e equipamentos, entre outros.

Qual a diferença entre ativo e passivo? Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Já os passivos são as obrigações empresárias, como as despesas e dívidas da companhia que constituem as contas a pagar. Seja para o governo ou para fornecedores. Por isso, os passivos são os valores que culminam na saída de dinheiro ao serem liquidados.

De maneira geral, os ativos de uma empresa se resumem a tudo o que pode ser transformado em dinheiro, seja de imediato – como o saldo da conta bancária – ou que pode ser vendido e, assim, gerar lucro.

Os ativos também podem abranger patrimônios. Por exemplo: a sede da empresa pode ser contabilizada como um ativo caso seja um imóvel próprio. Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo.

É qualquer dívida que precise ser quitada em no máximo 12 meses e pode ser dividido em três diferentes frentes: Operacional: contas relacionadas ao funcionamento dos negócios; Financeiro: contas relacionadas às movimentações de dinheiro feitas dentro da empresa; e.

Os passivos podem ser classificados como exigíveis e não exigíveis. Os exigíveis, que depois se dividem entre circulante e não circulante, levam em consideração apenas os valores do negócio. Já os passivos não exigíveis consideram, além do patrimônio líquido da empresa, o capital social dos seus sócios.

Exemplos de ativos circulantes

  • contas a receber dos clientes (valores referentes às vendas);
  • inventário e estoque (itens disponíveis para venda);
  • dinheiro em conta ou caixa;
  • despesas antecipadas;
  • títulos a receber;
  • juros a receber; e.
  • investimentos a curto prazo (FIIs e ações).

Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.

Para saber quanto uma empresa tem de ativo circulante, é preciso somar os valores de todos aqueles exemplos que já citamos aqui:

  1. dinheiro na conta;
  2. contas a receber;
  3. inventário;
  4. estoque;
  5. títulos negociáveis;
  6. despesas antecipadas;
  7. e qualquer bem que possa ser convertido em dinheiro no prazo máximo de um ano.

As demonstrações contábeis também possuem regras próprias de elaboração e apresentação ao público, principalmente ao externo à empresa.

O que é ativo na contabilidade? Ativos são todos os bens e direitos da empresa, e que podem ser convertidos em dinheiro. É considerada a parte positiva do balanço patrimonial, e constata onde os recursos da empresa foram aplicados, e se obtiveram resultados positivos.

Diferença entre Ativo e Passivo
De maneira simplificada, o ativo e o passivo de um balaço simbolizam as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Ou seja, eles representam o desempenho financeiro de uma instituição. Enquanto os ganhos são chamados de ativos, os gastos são chamados de passivos.