O que é atividades curriculares complementares?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, ...

As horas complementares são todas as atividades relacionadas com o curso e que são feitas fora da sala de aula. Assim, cursos livres, idas a exposições e participações em congressos, por exemplo, contam nessa lista.

O que colocar no relatório de atividades complementares

  1. - Relacione a atividade com a sua formação. ...
  2. - Comente a importância das atividades complementares. ...
  3. - Descreva a quantidade de horas.

Sim. Todo estudante de graduação deve realizar as atividades complementares conforme as diretrizes curriculares do MEC. # 2 – O que acontece se o aluno não entregar as atividades complementares? O aluno fica impedido de colar grau, em outras palavras você não vai receber seu diploma.

Continue a leitura e veja algumas maneiras de como conseguir horas complementares.

  1. Palestras.
  2. Iniciação cientifica.
  3. Estágios não curriculares.
  4. Busque por eventos estudantis.
  5. Curso online com certificado.

Quantas horas de atividades complementares são necessárias para me formar? A carga horária de horas de atividades complementares exigida varia de curso para curso, respeitando sempre o limite máximo de 20% do total de horas da graduação.

Horas complementares ou atividades complementares, como são denominadas oficialmente pelo MEC, são atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes de graduação fora do período de aulas a fim de enriquecer o processo de aprendizagem da formação profissional.

Existem várias maneiras de conseguir as horas complementares. Entre as principais, se destacam: Realização de estágios. Participação em palestras, seminários, congressos, monitorias e outros eventos do setor.

Como colocar cursos e certificados no currículo

  1. Cria uma nova seção no seu currículo;
  2. Chame-a de "Educação complementar;"
  3. Informe o nome do curso;
  4. Coloque o nome da instituição;
  5. Inclua a data de formatura;
  6. Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.

O/a estudante deverá desenvolver, no mínimo, 200 horas de Atividades Acadêmicas Complementares ao longo do curso.

Neste contexto, uma possibilidade interessante é a realização de cursos extracurriculares durante o período de férias, permitindo que o tempo livre seja utilizado para ampliar os conhecimentos e trazer novas perspectivas nas áreas já cursadas durante a graduação.

O limite máximo de acumulação de horas em atividades de Experiências ligadas à Formação Profissional e/ou Correlatas é de 64 horas.

As Atividades Acadêmicas Curriculares são as horas que o aluno precisa concluir para ter uma graduação, como, assistir as aulas, realizar as provas e cumprir as disciplinas.

O campo informações complementares do currículo existe para que você possa inserir realizações profissionais que não cabem em outras partes do currículo, como cursos de curta duração, intercâmbio, voluntariado etc.

Nossa recomendação é a inclusão de cinco cursos no máximo. Evite também cursos mais antigos que cinco anos. Lembrando o que já dissemos no começo desse artigo, tais cursos servem também para os selecionadores poderem avaliar como você tem se atualizado recentemente. Mas atenção: existem exceções a esta regra.

Os cursos online devem estar presentes no seu currículo, principalmente aqueles que têm ligação com a vaga desejada. Esse tipo de informação é de suma importância para a escolha do recrutador. Afinal, os cursos online vêm ganhando popularidade.

De modo geral, as faculdades de pedagogia aceitam as seguintes atividades: - Estágio: atividade responsável por possibilitar o aprendizado prático da profissão. Pode ser voluntário ou com o recebimento de uma bolsa auxílio. - Iniciação Científica: hora complementar que propicia o contato com a área da pesquisa.