O que é atividade executiva?
As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas se desenvolvem, seu papel e seu impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.
Quais as habilidades da função executiva?
Comportamentos positivos – funções executivas ajudam as crianças a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão, trabalhar visando a objetivos, pensamento crítico, capacidade de adaptação e estar cientes de suas próprias emoções, bem como as dos outros.
Como trabalhar a função executiva?
A única maneira de melhorar as funções executivas é realizar uma estimulação cognitiva consistente e desafiante. CogniFit conta com uma avaliação profissional e ferramentas de reabilitação para ajudar a melhorar essas funções cognitivas. CogniFit recomenda treinar 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.
Como trabalhar as funções executivas em sala de aula?
Conseguir “frear a língua” dizer algo gentil ao invés de falar uma grosseria. Aprender a esperar sua vez de falar ou de jogar. Aprender a controlar e regular as emoções, ao invés de gritar e bater. Conseguir parar e pensar antes e não agir apenas de forma impulsiva e sem medir as consequências.
O que é funções executivas infantil?
As funções executivas são um conjunto de processos cognitivos que dão suporte à regulação dos pensamentos, emoções e comportamentos. Elas nos ajudam a atingir metas em nossa vida diária, seja planejando as férias, controlando a raiva ou realizando várias tarefas ao mesmo tempo.
O que são funções executivas e aprendizagem?
As funções executivas são um um conjunto de habilidades que quando bem desenvolvidas na infância, trazem inúmeros benefícios para o crescimento e aprendizagem das crianças. Basicamente, essas habilidades fazem parte dos processos que envolvem o planejamento e a execução de ações a curto e longo prazo.
Quais são as 28 funções cognitivas?
Quais são as funções cognitivas mais importantes?
- Orientação. O que é a orientação? ...
- Gnosias. O Que são as gnosias? ...
- Atenção. O que é a atenção? ...
- Funções executivas. O que são as funções executivas? ...
- Praxias. O que são as praxias? ...
- Memória. O que é a memória? ...
- Linguagem. O que é a linguagem?
O que é disfunção executiva no TDAH?
A disfunção executiva é a dificuldade que o ser possui para realizar tarefas cotidianas de maneira autônoma.
O que é disfunção executiva no autismo?
A disfunção executiva é uma característica do Transtorno de Espectro Autista (TEA), que apresenta comprometimento – déficits – em funções executivas, conhecida como as habilidades cognitivas de controle, planejamento e ações.
Qual parte do cérebro é responsável pelas funções executivas?
As áreas do cérebro mais relacionadas às funções executivas são o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex pré-frontal orbitofrontal e o córtex cingulado anterior. Podemos obter uma estimativa da integridade funcional dessas estruturas através de testes específicos.
Qual a diferença entre funções cognitivas e funções executivas?
No processo de aprendizagem, perceba como as funções interagem reciprocamente: temos as funções cognitivas, que cuidam do processamento da informação, as funções conativas, que trazem a motivação para a ação, e as funções executivas, que viabilizam a execução da tarefa por meio de habilidades.
O que é função executiva e planejamento?
O planejamento é uma capacidade cognitiva fundamental que faz parte das funções executivas. O planejamento pode ser definido como a capacidade para "pensar no futuro", antecipar mentalmente o caminho correto para realizar uma tarefa ou alcançar um objetivo específico.
O que são funções executivas e onde são desenvolvidos?
As funções executivas dependem de um circuito neural cerebral, que fica situado no córtex pré-frontal e é responsável por coordenar e integrar todas as funções cognitivas, afetivas e executivas. Seus 3 componentes principais são: O controle inibitório (autocontrole e autorregulação) A flexibilidade cognitiva.
Quais são as funções executivas necessárias para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa?
Ler, reconhecer, lembrar, calcular, conversar, escolher são tarefas simples do dia a dia e até de situações de maior complexidade. A percepção, atenção, memória e linguagem precisam estar em um nível adequado de funcionamento e interação para realizarmos com sucesso as atividades do nosso cotidiano.
Como as funções executivas estão presentes no nosso cotidiano?
As funções executivas são habilidades neurológicas do ser humano que estão presentes no cotidiano e possibilitam nossa interação com o mundo frente às mais diversas situações. São elas que monitoram nossas decisões corriqueiras, como por exemplo: O que vamos comer hoje?; que roupa colocar?; o que estudar para prova?
Como trabalhar funções executivas na educação infantil?
Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.
Quais são as habilidades cognitivas?
O que são habilidades cognitivas? Cognição é o processo de construção do conhecimento. Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.
Quais são as funções executivas frias?
De forma bem simples, as funções executivas frias são aquelas que mexem mais com a lógica e o planejamento. Já as quentes são aquelas que envolvem emoções e sentimentos. Um exemplo engraçado de função executiva quente dado pelo professor Philip Zelazo é a ideia da alternativa envolvendo algo que se deseja.
Quais são os tipos de atenção?
Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.
- Atenção Seletiva. ...
- Atenção Alternada. ...
- Atenção Sustentada. ...
- Atenção Dividida.
O que é o controle cognitivo?
O significado do termo cognitivo
Trazendo o termo ainda mais para o contexto psicológico, a cognição é responsável pela regulação emocional, controle de impulsos e tomada de decisão — fundamentais para a saúde mental, qualidade de vida e relações interpessoais.