O que é atividade executiva?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas se desenvolvem, seu papel e seu impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a idade adulta.

Comportamentos positivos – funções executivas ajudam as crianças a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão, trabalhar visando a objetivos, pensamento crítico, capacidade de adaptação e estar cientes de suas próprias emoções, bem como as dos outros.

A única maneira de melhorar as funções executivas é realizar uma estimulação cognitiva consistente e desafiante. CogniFit conta com uma avaliação profissional e ferramentas de reabilitação para ajudar a melhorar essas funções cognitivas. CogniFit recomenda treinar 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.

Conseguir “frear a língua” dizer algo gentil ao invés de falar uma grosseria. Aprender a esperar sua vez de falar ou de jogar. Aprender a controlar e regular as emoções, ao invés de gritar e bater. Conseguir parar e pensar antes e não agir apenas de forma impulsiva e sem medir as consequências.

As funções executivas são um conjunto de processos cognitivos que dão suporte à regulação dos pensamentos, emoções e comportamentos. Elas nos ajudam a atingir metas em nossa vida diária, seja planejando as férias, controlando a raiva ou realizando várias tarefas ao mesmo tempo.

As funções executivas são um um conjunto de habilidades que quando bem desenvolvidas na infância, trazem inúmeros benefícios para o crescimento e aprendizagem das crianças. Basicamente, essas habilidades fazem parte dos processos que envolvem o planejamento e a execução de ações a curto e longo prazo.

Quais são as funções cognitivas mais importantes?

  • Orientação. O que é a orientação? ...
  • Gnosias. O Que são as gnosias? ...
  • Atenção. O que é a atenção? ...
  • Funções executivas. O que são as funções executivas? ...
  • Praxias. O que são as praxias? ...
  • Memória. O que é a memória? ...
  • Linguagem. O que é a linguagem?

A disfunção executiva é a dificuldade que o ser possui para realizar tarefas cotidianas de maneira autônoma.

A disfunção executiva é uma característica do Transtorno de Espectro Autista (TEA), que apresenta comprometimento – déficits – em funções executivas, conhecida como as habilidades cognitivas de controle, planejamento e ações.

As áreas do cérebro mais relacionadas às funções executivas são o córtex pré-frontal dorsolateral, o córtex pré-frontal ventromedial, o córtex pré-frontal orbitofrontal e o córtex cingulado anterior. Podemos obter uma estimativa da integridade funcional dessas estruturas através de testes específicos.

No processo de aprendizagem, perceba como as funções interagem reciprocamente: temos as funções cognitivas, que cuidam do processamento da informação, as funções conativas, que trazem a motivação para a ação, e as funções executivas, que viabilizam a execução da tarefa por meio de habilidades.

O planejamento é uma capacidade cognitiva fundamental que faz parte das funções executivas. O planejamento pode ser definido como a capacidade para "pensar no futuro", antecipar mentalmente o caminho correto para realizar uma tarefa ou alcançar um objetivo específico.

As funções executivas dependem de um circuito neural cerebral, que fica situado no córtex pré-frontal e é responsável por coordenar e integrar todas as funções cognitivas, afetivas e executivas. Seus 3 componentes principais são: O controle inibitório (autocontrole e autorregulação) A flexibilidade cognitiva.

Ler, reconhecer, lembrar, calcular, conversar, escolher são tarefas simples do dia a dia e até de situações de maior complexidade. A percepção, atenção, memória e linguagem precisam estar em um nível adequado de funcionamento e interação para realizarmos com sucesso as atividades do nosso cotidiano.

As funções executivas são habilidades neurológicas do ser humano que estão presentes no cotidiano e possibilitam nossa interação com o mundo frente às mais diversas situações. São elas que monitoram nossas decisões corriqueiras, como por exemplo: O que vamos comer hoje?; que roupa colocar?; o que estudar para prova?

Jogos e brincadeiras envolvendo música, gestos e movimentos corporais estimulam as funções executivas, porque as crianças têm de se mover em um determinado ritmo e sincronizar palavras e ações com o andamento da música. Todas essas tarefas colaboram com o controle inibitório e a memória de trabalho.

O que são habilidades cognitivas? Cognição é o processo de construção do conhecimento. Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

De forma bem simples, as funções executivas frias são aquelas que mexem mais com a lógica e o planejamento. Já as quentes são aquelas que envolvem emoções e sentimentos. Um exemplo engraçado de função executiva quente dado pelo professor Philip Zelazo é a ideia da alternativa envolvendo algo que se deseja.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

  • Atenção Seletiva. ...
  • Atenção Alternada. ...
  • Atenção Sustentada. ...
  • Atenção Dividida.

O significado do termo cognitivo
Trazendo o termo ainda mais para o contexto psicológico, a cognição é responsável pela regulação emocional, controle de impulsos e tomada de decisão — fundamentais para a saúde mental, qualidade de vida e relações interpessoais.