O que é atividade de lazer?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

São consideradas atividades físicas de lazer aqueles exercícios cuja prática não é obrigatória e nem tem data e horário certo para acontecer. São atividades como esportes amadores, caminhadas ou corridas ao ar livre e um passeio de bicicleta, por exemplo.

O lazer está ligado à realização das virtudes desinteressadas do homem, concebido como um fim em si, em relação ou em contradição com as necessidades da sociedade. Em complemento, diz-se que o lazer possui três funções principais: divertimento, descanso e desenvolvimento pessoal (Dumazedier, 1974).

O lazer representa algo de muita relevância em nossas vidas, uma vez que contribui para um processo de envelhecimento saudável e para a promoção da qualidade de vida, tanto nos aspectos físico, na saúde mental quanto no social. No entanto, essa não era a percepção que se tinha dele antigamente.

O Lazer, que vem do latim 'licere' – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como uma série de atividades que o ser pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais, e que lhe proporcionam prazer.

Melhora a qualidade de vida
Uma vida com uma rotina engessada, sem descobertas, acaba com a motivação de qualquer pessoa, afetando seu bem-estar. Fazer algo que goste pode ser inspirador, pois relaxará sua mente e corpo, abrindo espaço para experiências novas, melhorando a sua qualidade de vida.

Como diz Dumazedier (1976), o lazer tem caráter liberatório (liberdade de escolha), desinteressado (sem fins lucrativos), hedonístico (procura pelo prazer) e pessoal (libertação da rotina).

O lazer ativo refere-se aquele ligado principalmente às atividades físicas como as caminhadas, as práticas esportivas e as lúdicas através de brincadeiras e jogos.

Essa dupla denominação está presente em nossos dias atuais e em geral utiliza-se a recreação para designar o conjunto de atividades, e o lazer para abordar o fenômeno cultural.

Além dos conteúdos culturais do lazer, estruturam-se, também, três pilares: o divertimento, o descanso e o desenvolvimento (pessoal e social).

c) Descanso, divertimento e desenvolvimento pessoal e social.

"O lazer não ajuda somente no controle do estresse, mas também nos ajuda na percepção de autocuidado e equilíbrio na saúde mental e física", comenta.

Como a palavra já sugere, uma área de lazer é todo espaço destinado a uma atividade agradável que pode ser praticada num momento de descanso ou de entretenimento, que serve tanto para reunir, confraternizar, relaxar ou simplesmente apreciar.

A atividade física, por sua vez, consiste em movimento corporal com gasto energético, ou seja, um gasto de energia maior do que ocorre quando se está em repouso, como, por exemplo, subir e descer escada ou o trajeto a pé até a escola. O lazer está relacionado ao tempo que se tem para fazer o que dá prazer.

Praticar exercícios e atividades de lazer pode ser um fator determinante para combater a diabetes, hipertensão, colesterol, sedentarismo, estresse e a silenciosa, depressão.

Pessoas sedentárias costumam ter problemas com a autoestima, autoimagem, depressão, ansiedade, aumento do estresse e maior risco de doenças como Alzheimer e Parkinson.

35) o “lazer pode ser classificado de acordo com seus conteúdos culturais que podem ser artísticos, intelectuais, manuais, físico-esportivos, turísticos e sociais”.

Pesquisas elaboradas por alguns autores demonstraram que as atividades de lazer, no contexto escolar, propiciam, dentre outros aspectos, o bem-estar psicológico e o desenvolvimento pessoal dos indivíduos que delas participam.

Pode ser aquele momento de descanso, uma tarde na rede, algumas horas lendo um livro, jogando videogame, praticando esportes. Todas essas tarefas realizadas em função do bem-estar estão englobadas nesse quesito e agregam algum tipo de benefício à rotina de quem faz.

Algumas das atividades mais populares incluem brincar ao ar livre, trabalhar com artesanato, desenhar, jogos educativos, teatro, dança e leitura. Por exemplo, brincar ao ar livre é uma ótima maneira de ajudar as crianças a se movimentarem e a explorar o ambiente ao seu redor.