O que é ativar gatilho?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Gatilho é um termo utilizado no ramo da psicologia para denominar um estímulo emocional causado no cérebro, que ativa lembranças de traumas ou situações marcantes na vida de uma pessoa.

O conceito de gatilho emocional
Os gatilhos emocionais podem ser pessoas, palavras, opiniões ou situações que desencadeiam uma reação emocional intensa e excessiva dentro de nós. Entre as emoções mais corriqueiras quando um gatilho é desencadeado estão raiva, tristeza, ansiedade e medo.

Ter pensamentos positivos sobre si mesmo pode ajudá-lo a ter mais autoconfiança. Dessa forma, as pessoas se confortam e mostram compreensão, em vez de se repreenderem por se sentirem tão enfraquecidos pelas reações que um gatilho mostra.

Gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana e podem estar ligados as nossas necessidades básicas e rotineiras. Por isso, mesmo sendo indivíduos diferentes, realizamos algumas ações comuns como, por exemplo, escovar os dentes ao acordar.

Quais são os gatilhos mentais que você precisa conhecer?

  1. 1 – RECIPROCIDADE. ...
  2. 2 – ESCASSEZ. ...
  3. 3 – NOVIDADE. ...
  4. 4 – PROVA SOCIAL. ...
  5. 5 – SEGURANÇA. ...
  6. 6 – COMPROMISSO. ...
  7. 7 – CONFIANÇA.

Gatilho mental 1: Escassez
O humano não lida bem com o medo, trata imediatamente de se livrar desta emoção. Dás mais valor àquilo que é escasso, que vai acabar. Aliás, quase que torna a coisa rara, não é?

O que é mais importante sobre os gatilhos emocionais é saber identificá-los o quanto antes. Para que isso aconteça, é importante estar consciente sobre si e sobre o ambiente ao seu redor. Dessa forma, você pode agir na hora e raciocinar a respeito, evitando que surja algum sofrimento que possa te incapacitar.

Quando falamos sobre gatilhos emocionais, nos referimos a uma resposta mental que envolve emoções, pensamentos e comportamentos conectados principalmente a experiências passadas. Os gatilhos emocionais podem ser tanto negativos quanto positivos, mas necessariamente remetem a momentos que já aconteceram.

Os gatilhos emocionais podem ser tratados na terapia. De fato, o acompanhamento psicológico é o modo mais seguro de superar um gatilho. Como falar e pensar em situações negativas é doloroso, a orientação de um profissional da saúde mental minimiza o sofrimento.

Gatilhos pessoais
Esses gatilhos podem ser difíceis de identificar, mas um especialista em saúde mental é treinado para ajudá-lo a identificá-los. Estes podem começar com um cheiro, um lugar ou até mesmo uma música. Eles te lembram, consciente ou inconscientemente, de uma memória ruim ou evento traumático em sua vida.

Tipos de gatilhos mentais: 10 exemplos essenciais e seus usos!

  • Escassez.
  • Urgência.
  • Exclusividade.
  • Novidade.
  • Curiosidade.
  • Prova social.
  • Autoridade.
  • Inimigo comum.

Gatilhos emocionais positivos: o que você precisa saber
O que são: são respostas positivas que consideram emoções, pensamentos e comportamentos bem específicos, que se conectam a outras experiências positivas do passado. Quando nosso cérebro reconhece uma situação semelhante, os gatilhos positivos são acionados.

São avisos que aparecem em postagens nas redes sociais, séries de TV, filmes e, até mesmo, livros. O objetivo é alarmar a audiência sobre conteúdos sensíveis como violência explicita, crimes de ódio e abusos sexuais, que podem despertar algum tipo de desconforto ou até mesmo dar início a uma crise emocional.

Quando falamos em gatilhos mentais sedução estamos falando de criar ou despertar um sentimento ou desejo de modo que a outra pessoa se sinta atraída por você. Faça o teste em um site de conversas com desconhecidos e veja a reação da pessoa quando está sob o gatilho mental.

As primeiras armas de fogo não tinham proteção para o gatilho (guarda-mato), que ficava livre, o que gerava acidentes. Mais tarde, devido ao aperfeiçoamento do equipamento, foi incluído o anel que protege o gatilho.

Eventos estressantes
Situações difíceis podem funcionar como um gatilho para a depressão. ¹ Mas cuidado: nada de julgar a reação de cada um diante dos eventos da vida. Para certas pessoas, terminar um relacionamento amoroso que durou poucos meses pode ser suficiente para desencadear uma depressão.