O que é atitude banal?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Ter atitude banal significa ter atitudes sem valor. O termo banal é utilizado há bastante tempo, desde a época dos senhores feudais. Originalmente, empregava-se o termo banal, a algum bem que pertencia ao senhor feudal e os vassalos se serviam sob o pagamento de um foro, por exemplo, um moinho banal.

Suponhamos que um jornal relate que um homem esfaqueou outro depois de uma “discussão banal”. Este qualificativo refere que o motivo do conflito foi irrelevante, embora suas consequências tenham sido graves (um ataque físico com uma faca).

É a situação em que existe uma absoluta desproporção entre o motivo existente e o crime cometido.... Perceba que sequer podemos chamar de razão ou motivo na acepção da palavra, pois a causa que gerou o crime é completamente banal .

Significado de Banalizar
verbo transitivo direto e pronominal Fazer com que fique banal ou comum; tornar vulgar, trivial, especialmente falando de assuntos importantes ou de relevância: o excesso de elogios banaliza um texto; banalizar a violência; o assunto se banalizou diante da sua burrice.

substantivo feminino Ação ou efeito de banalizar, de tornar comum assuntos que são tidos como importantes: a banalização da pobreza impede que as pessoas enxerguem suas consequências trágicas. Etimologia (origem da palavra banalização). A palavra banalização deriva da junção do verbo banalizar, e do sufixo -ção.

banais | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

4 sinônimos de banaliza para 1 sentido da palavra banaliza: Tornar banal: 1 vulgariza, mediocriza, pueriliza, trivializa.

3 sinônimos de banalização para 1 sentido da palavra banalização: Ato de se tornar vulgar: 1 mediocrização, trivialização, vulgarização.

1 Que pertence a dois ou mais elementos. 2 Realizado por duas ou mais pessoas; feito em comunidade. 3 Que apresenta características compartilhadas pela maioria; habitual.

Substantivo comum e próprio
O substantivo comum são palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica, enquanto os substantivos próprios são termos utilizados para particularizá-los.

Já o motivo fútil é aquele motivo insignificante, banal, motivo que normalmente não levaria ao crime, há uma desproporcionalidade entre o crime e a causa. Ex: matar por ter levado uma fechada no transito, rompimento de relacionamento; pequenas discussões entre familiares; etc..

121, § 2.º, I e II, CP). Motivo fútil é aquele insignificante, flagrantemente desproporcional ou inadequado se cotejado com a ação ou a omissão do agente. Torpe é o motivo abjeto, indigno e desprezível, que repugna ao mais elementar sentimento ético."

1 transgressão, infração, violação, delito. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Qualquer transgressão: 2 falha, falta, tropeço, engano, equívoco, erro, deslize, mal, pecado.

Por “olhar não vendo” entendemos a banalização do olhar, o olhar despreocupado pela compreensão do que acontece diante dos olhos. “Olhar” aqui é entendido como algo quase natural; trata-se do ato de enxergar que não supera a percepção de senso comum.