O que é aterramento e qual sua importância?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A NBR 5410 define que o aterramento precisa: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, viabilizando um caminho alternativo destas para a terra; Mandar as cargas acumuladas nas carcaças dos equipamentos para a terra; Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção.

Aterramento é a ligação do sistema a terra através de um componente condutor. Assim, as cargas de fuga do sistema podem ser escoadas. Dessa forma, os profissionais ficam protegidos dos choques elétricos acidentais. Muitas vezes causados por falhas ou condições inadequadas de trabalho.

NR-10

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

NBR 5410 aterramento
O aterramento é obrigatório em qualquer instalação elétrica, porque é o sistema responsável por proteger os equipamentos e evitar choques elétricos. Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT.

O objetivo principal do aterramento elétrico está dividido em três partes: a proteção à integridade física do profissional, o facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção e o descarregar cargas eletrostáticas de carcaças de objetos e equipamentos.

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

TIPOS DE ATERRAMENTO – CONHEÇA TODOS OS TIPOS DE ATERRAMENTO NESTE ARTIGO E QUAL O MAIS INDICADO PELA NBR 5410

  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

Aterramento elétrico: como é feito
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Primordialmente, o aterramento é um sistema que consiste no direcionamento de possíveis correntes de fuga para a terra. Tal direcionamento é feito através da conexão das instalações elétricas a um componente condutor. Este, por sua vez, é responsável por dispersar a corrente para a Terra.

O aterramento é feito para que, nos momentos em que operar máquinas e equipamentos elétricos e ao realizar uma manutenção, o operador ou profissional da área não se submeta às descargas elétricas destes equipamentos, seja por corrente de fuga, que está indo para a massa ou por descarga eletrostática.

Aterramento de pé
Fique de pé, com os pés na altura dos ombros e com os joelhos levemente flexionados. Em seguida, jogue o corpo para a frente, em direção ao chão, de forma muito delicada. E deixe o seu corpo sendo sustentado pelas suas pernas. Fique assim até sentir seus pés formigarem.

Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

A distância entre as hastes deve ser de 3 metros de distância, conforme imagem abaixo: Clique aqui e assista o vídeo com mais informações sobre aterramento!

A NBR 5410 prescreve que três esquemas de aterramento são possíveis, o esquema TN, o TT e o IT. Cada um desses esquemas tem suas características, e os dispositivos que adotamos para podermos realizar o seccionamento automático da alimentação.