O que é ateromatose difusa?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Condição muito comum em pessoas acima de 50 anos e fortemente relacionada à diversas doenças, a ateromatose nada mais é do que um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. Geralmente, acomete o organismo de maneira difusa, ou seja, várias artérias ao mesmo tempo.

A principal causa para a ateromatose é o envelhecimento, por isso pessoas acima de 50 anos têm mais risco de ter a doença.

Medicações. A terapia medicamentosa pode incluir antiagregantes plaquetários e estatina para diminuir o risco de AVC e outras complicações. Os antiagregantes reduzem as chances de formação de coágulos, que aparecem com maior frequência quando o fluxo sanguíneo perde velocidade.

Um programa de exercícios para prevenção da aterosclerose deve ser composto por atividades aeróbicas, como caminhadas, ciclismo, natação, corrida, etc; assim como exercícios de fortalecimento com pesos.

O diagnóstico da ateromatose da aorta é feito através da história clínica do paciente, da avaliação da presença de doenças como colesterol alto e hipertensão, e de exames como eletrocardiograma, ultrassonografia, exame Doppler, arteriografia e exame de sangue.

Condição muito comum em pessoas acima de 50 anos e fortemente relacionada à diversas doenças, a ateromatose nada mais é do que um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. Geralmente, acomete o organismo de maneira difusa, ou seja, várias artérias ao mesmo tempo.

detectar alterações anatômicas que não eram. suspeitadas. Um desses achados é o da ateromatose.

A ateromatose da aorta, também conhecida como ateromatose aórtica, é uma condição em que depósitos de gordura, cálcio e outras substâncias se acumulam no revestimento interno da aorta. Normalmente a ateromatose da aorta acontece devido à aterosclerose que é o acúmulo de gorduras nos vasos do corpo.

O tratamento dessa doença é feito através de uso de medicamentos que ajudem no controle do colesterol, da pressão e do diabetes, e por alterações na alimentação e prática de atividade física. Em casos de excesso de peso, é recomendada a perda de peso para diminuir o risco de complicações.

Sintomas: Um sintoma comum é angina – dor ou desconforto no peito que ocorre quando o músculo cardíaco não obtém sangue risco em oxigênio suficiente. Angina pode ser sentina como pressão ou dor como apertando o peito. A pessoa também pode sentir dor nos ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas.

Arteriosclerose não ateromatosa é a fibrose da aorta e de seus ramos principais relacionada à idade. Arteriosclerose é a denominação geral para várias doenças que provocam espessamento e perda da elasticidade da parede arterial.

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

Nitratos. A maioria das pessoas recebe nitroglicerina, que alivia a dor pela diminuição da pressão arterial, reduzindo assim a carga de trabalho do coração, possivelmente pela dilatação das artérias. Normalmente, ela é administrada sob a língua primeiramente e, em seguida, por via intravenosa.

Verduras. As folhas verdes, incluindo alface, couve, rúcula, acelga e espinafre oferecem uma abundância de nutrientes que podem ajudar a proteger contra a aterosclerose. Os vegetais de folhas verdes são uma boa fonte de nitratos na dieta, que podem ajudar a melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a inflamação.

Na maioria das vezes, a aterosclerose está relacionada aos fatores de risco tradicionais, como sedentarismo, alimentação inapropriada, pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo e obesidade.

cirurgião vascular

Para tratar da obstrução das carótidas internas (ateromatose)qual a especialidade médica para iniciar o tratamento? O especialista a ser procurado é o cirurgião vascular .

Sintomas da ateromatose aórtica
Como por exemplo, dor no peito (chamada pelos médicos de angina), fraqueza e alterações no ritmo e frequência dos batimentos cardíacos. Além disso, outros sinais podem incluir dificuldade para respirar, fadiga constante e confusão mental por conta da falta de oxigênio no organismo.

Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico. Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.