O que é atenção voluntária e involuntária?

Perguntado por: lzagalo2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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No ponto de vista de Luria (1979), no primeiro ano de vida a atenção involuntária tem caráter de um simples reflexo orientado para estímulos fortes ou novos. A atenção voluntária é muito instável, bastando aparecer outro objeto para cessar a manipulação do primeiro objeto.

A atenção espontânea ou vigilância, que é suscitada pelo interesse momentâneo ou incidental que desperta este ou aquele som, ato, fato, pensamento, sentimento que tenha importância por si mesmo ou que ameace a pessoa.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

A atenção pode ser definida como a capacidade do indivíduo responder predominantemente os estímulos que lhe são significativos em detrimento de outros.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.

Portanto, podemos perceber que a atenção voluntária vai desenvolvendo-se por meio de estímulos. Entretanto, esses estímulos precisam estar relacionados com a atividade principal de cada etapa da vida da criança.

Atenção é um processo cognitivo que nos permite escolher e nos concentrar em estímulos relevantes. De acordo com o modelo de Sohlberg e Mateer (1987, 1989) existem vários tipos: cocentrada, sustentada, seletiva, alternada e dividida.

No que diz respeito à sua natureza, duas são as modalidades especiais da atenção. A atenção espontânea ou vigilância, que é suscitada pelo interesse momentâneo ou incidental que desperta este ou aquele som, ato, fato, pensamento, sentimento que tenha importância por si mesmo ou que ameace a pessoa.

Trata-se da capacidade de escolher uma atividade e focar nela, ignorando o que pode atrapalhar. Essa escolha é principalmente baseada no interesse, na cultura e na experiência pessoal.

Atenção seletiva: a habilidade para se centrar em um estímulo ou atividade na presença de outros estímulos que desviam a atenção. Atenção alternada: a habilidade para alterar a atenção focada entre dois estímulos. Atenção dividida: a habilidade para se centrar ou prestar atenção a diferentes estímulos ao mesmo tempo.

Quais são os tipos de atenção

  • 1 – Atenção Seletiva.
  • 2Atenção Alternada.
  • 3 – Atenção Sustentada.
  • 4 – Atenção Concentrada.

A atenção pode ser avaliada por meio de vários testes, escalas, atividades e observações clínicas do profissional psicólogo, preferencialmente, o psicólogo com formação em neuropsicologia. As queixas escolares estão relacionadas à falta de atenção e foco nas atividades, geralmente identificadas pelas professoras.

A criança apresenta dificuldade para finalizar suas atividades, sejam elas domésticas ou escolares. A criança apresenta dificuldade para manter a atenção nas atividades. A criança evita participar de atividades que necessitem de esforço mental. A criança apresenta dificuldade de participar de atividades silenciosas.

Conforme esperado, as dificuldades mais frequentes podem ser explicadas teoricamente pelos sintomas do TDAH e pela adaptação a um novo contexto: necessidade de maior autonomia, concentração e raciocínio, relação com colegas e falta de informação por parte dos cursos.

A atenção é a habilidade para escolher e se concentrar em um estímulo relevante. A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas.

Vários fatores podem influenciar a atenção, como o contexto no qual o indivíduo está inserido, as características dos estímulos, expectativa, motivação, relevância da tarefa desempenhada, estado emocional, experiências anteriores (Davidoff, 1983; Cortese, Mattos & Bueno, 1999).

Três importantes características da atenção são expressas por William James neste relato: a) a possibilidade de se exercer um controle voluntário da atenção; b) inabilidade em atender diversos estímulos ao mesmo tempo, ou seja, o caráter seletivo e focalização; c) capacidade limitada do processamento atencional.

Existem 4 tipos de atenção: sustentada; seletiva; dividida; alternada.

A atenção alternada é a habilidade do indivíduo em mudar o foco da atenção, bem como alterná-la entre diferentes tarefas que exigem diferentes níveis de exigência, concentração e compreensão. Um exemplo prático é ler uma receita de bolo e depois executá-la.

Consiste em concentrar voluntariamente toda a atenção da mente em um objetivo [2]. A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, etc. Também representa a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la em algum momento futuro [3].