O que é astigmatismo o que causa?

Perguntado por: ileiria8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O astigmatismo é caracterizado pela formação da imagem em vários focos, em eixos diferenciados. Isso acontece porque uma córnea normal é redonda e lisa, mas, no caso dos astigmatas, ela é ovalada, o que faz a luz se refratar por vários pontos da retina em vez de se focar em apenas um.

As causas do astigmatismo ocular são desconhecidas, estando, normalmente, o erro refrativo presente desde o nascimento. Normalmente, o defeito está na curvatura da córnea cuja forma é mais ovalada do que redonda. A curvatura da córnea é assimétrica, desfocando assim, a visão.

Fora o fato de enxergar tudo embaçado, tanto perto, quanto de longe, o astigmatismo pode provocar vista cansada (fadiga ocular) e, ou dores de cabeça constantes (cefaleias). Com esse esforço a mais para conseguir enxergar, os desconfortos podem se agravar ao longo do tempo, trazendo muitos incômodos.

Ela acontece quando há alguma deformação na superfície da córnea, seja genética ou adquirida após algum acidente. A pessoa que possui essa condição tem dificuldades de enxergar os objetos normalmente, seja de longe ou de perto. Eles podem ver as coisas de forma borrada e distorcida do original.

Além disso, quem tem Astigmatismo pode apresentar desconforto com a luz – o que chamamos de Fotofobia. O indivíduo também pode apresentar piora da visão a noite, dificuldade em ler letras pequenas , distorção de imagens, entre outras alterações.

O astigmatismo não tem cura, aplicando o uso correto de óculos ou lentes, é possível uma diminuição em seu grau. Há também a possibilidade de uma cirurgia de correção laser, recomendada quando ocorre a estabilização do grau, geralmente a partir dos 21 anos. Naturalmente o grau não irá diminuir, muito menos sumir.

Astigmatismo Grave: Grau entre 2 e 3
O astigmatismo severo pode provocar sintomas graves que afetam a rotina do seu dia a dia. Além disso, um dos principais sintomas do astigmatismo severo é a visão escurecida. Esse problema pode gerar dores de cabeça e afetar a sua saúde.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Pessoas que têm astigmatismo também podem ter maior sensibilidade à luz. Isso acontece por conta do erro refrativo na formação da imagem, causando maior sensibilidade à luz quando expostas em ambientes muito claros. Outro fator que pode causar sensibilidade à luz é a enxaqueca.

Como identificar o astigmatismo pelos sintomas

  • Cansaço visual (vista cansada, olhos secos).
  • Dor de cabeça e náuseas.
  • Dificuldade para enxergar à noite.
  • Necessidade de apertar os olhos para tentar focalizar as imagens.
  • Olhos que lacrimejam.

O Conselho Nacional de Trânsito exige uma acuidade visual de 50% e um campo visual de 120 graus para motoristas ou pilotos de categoria A e B (não profissionais). Graus baixos de miopia ou astigmatismo, quando não corrigidos, impedem que o candidato à CNH atinja estes parâmetros.

Os óculos são uma ótima solução também para casos de astigmatismo composto, que se unem com miopia ou hipermetropia. As lentes de contato, da mesma forma que os óculos, conseguem corrigir a maioria dos casos de astigmatismo.

É possível ficar sem os óculos
Apenas um especialista está capacitado para dizer se um paciente com astigmatismo poderá viver sem usar óculos. Há raros casos em que o grau é tão baixo que o oftalmologista apenas comunica a condição e não receita o uso de lentes corretivas.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

O astigmatismo é uma condição que provoca dificuldades para enxergar tanto de longe como de perto. Isto ocorre por conta da curvatura irregular da córnea, provocando um erro refrativo que distorce os raios luminosos e formam múltiplos pontos focais, quando o normal deveria ser o foco visual em apenas um ponto (retina).

O que são? A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto, ao mesmo tempo. Além disso, esses problemas de vista também podem aparecer juntos.

No astigmatismo regular, a córnea tem um formato oval. Lembre-se de que essa estrutura deveria ser esférica. Já no irregular, a deformação é muito desigual, como se estivesse amassada.