O que é assoreamento e como ele ocorre como evitar o assoreamento?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d'água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio).

Os principais causadores são as chuvas, o vento, as mudanças químicas, as alterações na disposição do solo e das rochas e o acúmulo de lixo e de grandes quantidades de entulho e detritos, que, na falta das matas ciliares acabam indo parar no fundo do rio.

O cultivo e a preservação de matas ciliares são as medidas mais recomendadas, pois barram a entrada de objetos sedimentares nos rios e conservam o solo das margens, evitando erosões fluviais.

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

Outra dica é colocar barreiras para que os sedimentos não se acumulem rapidamente sobre elas. No entanto, a melhor saída é preservar a região e as matas do entorno, já que, como dito anteriormente, elas barram a entrada de objetos sedimentares nos rios e conservam o solo das margens, evitando erosões fluviais.

Para evitar o assoreamento dos rios é preciso investir em ações de preventivas. Assim sendo, é necessário que processos de erosões, que acontecem próximo a locais de drenagem, sejam reduzidos. Outra medida que pode reduzir o assoreamento dos rios é instalar barreiras que impeçam que os detritos fiquem acumulados.

Quais são as consequências do assoreamento? O assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz, dificultando a fotossíntese e impedindo a renovação do oxigênio para algas e peixes.

A erosão das margens de rios e lagos, por causa da supressão vegetal, causam o depósito de sedimentos e em decorrência o assoreamento, o processo se agrava quando se instala reservatórios artificiais, mudando o equilíbrio dos cursos d'água próximos ao reservatório, ocasionando problemas relativos a erosão e ...

O processo de dragagem, nesse caso, foi feito pela Prefeitura. Nesse sentido, diminuir o assoreamento, acúmulo de terra no rio, recompor a mata ciliar, para evitar que o solo fique exposto à chuva, e não poluir, diminuindo o despejo de esgoto e lixo, são essenciais para ressuscitar um rio.

Cobrir, obstruir com areia (rios, canais, barras).

A erosão fluvial ocorre quando o solo e as rochas são desgastados através da força dos rios. Dois tipos de erosão podem acontecer em diferentes estágios ao longo de um rio, que são a vertical (no leito) e a lateral (nas margens).

O processo de sedimentação acontece em virtude da exposição das estruturas sólidas do relevo aos agentes externos ou exógenos de transformação da superfície, também chamados de agentes intempéricos, a saber: a água (chuva, rios, etc.), os ventos e as variações climáticas.

Um rio em processo de assoreamento pode provocar alagamentos ao receber um grande volume de água da chuva, além de ter a qualidade da sua água prejudicada, causando desequilíbrio ao ecossistema por onde percorre. As ações do homem são responsáveis por aumentar os riscos e consequências do assoreamento.

Consiste em deixar a mistura em repouso para que as fases da mesma sejam separadas pela diferença de densidade, sendo assim, a fase mais densa irá se depositar no fundo do recipiente, e as demais sucessivamente através da diferença de densidade, ficando a fase menos densa na superfície do recipiente, desse modo, torna- ...