O que é assonância exemplo?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes “p” e “t”. Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

A assonância refere-se à técnica de linguagem responsável por transmitir informações através dos sons produzidos pelas palavras que compõem a enunciação. Em outras palavras, é uma figura de linguagem caracterizada pela repetição sequenciada de sons das vogais do alfabeto, especialmente em poesias e músicas.

Exemplos de Aliteração
“Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.” (Luís de Camões) – repetição da consoante “v”. “O rato roeu a roupa do rei de Roma.” (provérbio popular) – repetição da consoante “r”. “Quem com ferro fere com ferro será ferido.” (provérbio popular) – repetição da consoante “f”.

As palavras que iniciam com o mesmo som ou grupo de sons apresentam aliteração (pato-paca). As aliterações são conhecidas pelo uso da repetição de forma harmoniosa e ritmada. E é um importante recurso linguístico, que compõe o grupo das figuras de linguagem de som/fonética.

Assonância: é a repetição de sons vocálicos em sílabas tônicas, num verso ou em vários versos de uma estrofe; é uma figura de linguagem, utilizada sobretudo na poesia. Quando a assonância (repetição do som vocálico) se estabelece entre palavras finas de determinados versos, ocorre a rima por assonância.

Aliteração (figura de linguagem)
Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”. A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

A assonância é uma figura de linguagem similar à aliteração, porém se caracteriza pela repetição de sons vocálicos, especialmente das sílabas tônicas, para gerar o efeito discursivo. Portanto, trata-se de uma figura sonora equivalente à aliteração, mas que utiliza as vogais.

O pleonasmo é uma figura de sintaxe ou construção, mas também pode ser um vício de linguagem. A aliteração e a assonância são figuras de som ou harmonia muito utilizadas em textos poéticos.

Repetição dos sons consonantais
A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.

Para começar a trabalhar a aliteração na educação infantil, é preciso focar nas atividades onde as crianças comecem a perceber que há algo interessante nos sons que estão ouvindo. A medida que essa consciência cresce, espera-se que as crianças comecem a falar sobre os sons que estão ouvindo.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes “p” e “t”. Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

A gente viu que aliterações são as semelhanças sonoras que aparecem no começo de palavras. E que rimas são semelhanças sonoras que aparecem no final da palavra. Essas duas características de poemas ou de músicas são bastante importantes às vezes se quisermos dar uma sonoridade e criar uma beleza para o poema.

Aliteração
Exemplos bem conhecidos de aliteração: “o rato roeu a roupa do rei de Roma”; “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

Aliteração é a repetição de sons consonantais, e assonância é a repetição de sons vocálicos. Os recursos sonoros, ou fônicos, contribuem para reforçar ou recriar elementos significativos.

Tente resgatar algumas rimas com as crianças, escreva no quadro, circule ou destaque a parte que rima com a ajuda das crianças e tente se lembrar de mais algumas palavras que poderiam rimar com essas. Vamos lembrar de algumas rimas. Alguém pode me ditar duas palavras que rimam? Escreva as palavras no quadro.

Aliteração é a repetição de consoantes ou sílabas. Assonância é a repetição de vogais. Onomatopeia é a imitação de sons produzidos por animais, natureza, objetos ou pessoas. Paronomásia é o uso de palavras semelhantes, mas com significados distintos.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.