O que é assiduidade visual?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

A acuidade visual é definida como a capacidade dos olhos em distinguir detalhes espaciais, ou seja, identificar a forma e o contorno de objetos ou imagens.

A condição de acuidade visual normal é chamada de visão 20/20, o que significa que o indivíduo consegue enxergar detalhes em uma distância de até 20 pés — cerca de 6 metros.

Qual é o valor do exame de acuidade visual? – O exame de acuidade visual corriqueiramente está incluído na consulta oftalmológica. O valor da consulta oftalmológica costuma variar muito entre os diversos profissionais, porém, geralmente oscila entre 100 e 300 reais, dependendo da clínica ou profissional escolhido.

"Uma pessoa com Baixa Visão é aquela que possui um comprometimento de seu funcionamento visual, mesmo após tratamento e/ou correção de erros refracionais comuns e tem uma acuidade visual inferior a 20/60 (6/18, 0.3) até percepção de luz ou campo visual inferior a 10 graus do seu ponto de fixação mas que utiliza ou é ...

Snellen: o método mais prático
Nesse procedimento, o paciente se senta em frente ao quadro (com uma distância de cerca de 20 pés), e cada um dos seus olhos será avaliado quanto à capacidade de visão. O oftalmologista passará por cada uma das linhas, perguntando ao paciente que letras ele enxerga.

Quem deve fazê-lo? De maneira geral, o exame de acuidade visual trata-se de um procedimento comum e obrigatório nos exames admissionais, demissionais ou periódicos. Neste contexto, todos os funcionários da empresa devem realizá-lo em qualquer uma das fases mencionadas.

Por outro lado, o grande “E” no topo da maioria dos gráficos de olho de Snellen corresponde à acuidade visual de 20/200. Se esse for o menor tamanho de letra que você puder discernir com suas melhores lentes corretivas diante dos seus olhos, você será considerado legalmente cego.

A avaliação do especialista no teste de acuidade visual dura em torno de 15 minutos. Ela deve ser realizada em uma sala comum de atendimento clínico.

20/200 a 20/400: baixa visão grave. 20/500 a 20/1000: baixa visão profunda. Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira.

Uma pessoa com visão 20/40 tem 85% de acuidade visual e precisa de seis metros de distância para enxergar o que uma pessoa de visão normal enxergaria a 12 metros.

O teste de acuidade visual pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico em óptica ou um enfermeiro. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. A tabela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho.

Realizar o tão conhecido “ exame grátis” não é nada confiável – e a gente não recomenda. Isso porque as óticas não são clínicas de oftalmologia, mas um estabelecimento comercial.

No exame oftalmológico é feito o teste de acuidade visual, que tem como objetivo avaliar a visão da pessoa, porém, outros exames mais específicos podem ser feitos, como avaliação dos movimentos oculares ou da pressão ocular, podendo incluir o uso de máquinas ou instrumentos específicos, não causando dor e não exigindo ...

Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho. Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Poucas pessoas sabem, mas, a deficiência visual é sim uma causa que concede benefício, seja ele auxílio doença ou até a aposentadoria definitiva. A aposentadoria para deficientes visuais é mais comum do que se imagina, sendo que pode ocorrer seja com a cegueira parcial ou total.

A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.

A visão subnormal leve ou moderada não pode ser tratada como empecilho para dirigir.