O que é aspecto Limpido na urina?

Perguntado por: emonteiro3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Urina clara e límpida tende a indicar que uma pessoa está bem hidratada. Também pode sugerir que eles estejam muito hidratados. Se uma pessoa consumiu muitos líquidos durante o dia, ela pode ter muita água em seu sistema.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

Urina esverdeada ou azulada
Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana.

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

Urina Acastanhada (cor de cha mate): perda de sangue, problema no fígado ou uso de medicamentos. Urina Azulada ou Esverdeada: pode ser coloração de alguma medicação ou uma infecção bacteriana.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Normalmente há apenas uma pequena quantidade de leucócitos na urina. Toda vez que os leucócitos estiverem aumentados, significa que está ocorrendo alguma inflamação no rim/via urinária, como uma infecção ou uma nefrite. Cristais: o achado de alguns cristais de ácido úrico ou de oxalato de cálcio na urina é muito comum.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 105 unidades formadoras de colônias por ml de urina (100.000 ufc/ml) colhida em jato médio e de maneira asséptica.

Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina? São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.

Urina turva sugere a presença de glóbulos brancos em excesso devido a uma infecção do trato urinário. O tubo que transporta a urina da bexiga até o exterior do corpo (uretra) não contém... leia mais , a presença de cristais de sais de ácido úrico ou de ácido fosfórico ou a presença de uma secreção vaginal.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Exame de urina (EAS) ou urina simples; Perda de proteína na urina; Exames de imagem renal (USG e tomografia).

O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. Isso porque esse tipo de alimento provoca o surgimento de uma comorbidade importante, como é o caso da hipertensão arterial.

A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave e é caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Os indivíduos com insuficiência renal crônica e aguda podem sentir dor, que é causada pela lesão real ou potencial dos tecidos. A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura).

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.