O que é ascite maligna?

Perguntado por: dcamacho . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Ascite maligna é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal como resultado de patologias como o câncer, é também um gatilho para um conjunto de sintomas (dor, dispneia, perda de apetite, náusea, mobilidade reduzida e alterações no aspecto físico) que se tornam um problema clínico difícil.

O tumor bloqueia parte do sistema linfático, fazendo com que ele perca sua função normal de drenar o líquido do abdômen; O câncer no ovário eleva a pressão nos vasos sanguíneos da cavidade abdominal, fazendo-os vazarem fluido.

Já com o aparecimento das complicações, tais como o aparecimento de varizes no esôfago, acumulo de fluidos no estomago (ascites), peritonites bactérial espontânea, encefalopatia, etc., a expectativa de vida pode ficar em poucos anos, entre 2 e 4 anos.

Ascite maligna é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal como resultado de patologias como o câncer, é também um gatilho para um conjunto de sintomas (dor, dispneia, perda de apetite, náusea, mobilidade reduzida e alterações no aspecto físico) que se tornam um problema clínico difícil.

Inchaço. Crescimento da barriga e da cintura. Dor abdominal difusa. Perda de apetite.

O principal fator de risco de desenvolver ascite é a cirrose.

Deve-se evitar alimentos naturalmente salgados como enlatados, embutidos ou conservados com sal. Pacientes fazendo uso de diuréticos devem registrar seu peso rotineiramente e informar imediatamente seu médico se apresentarem febre, confusão mental ou desorientação e piora da ascite.

As causas das Ascite estão relacionadas a patologias, como: Insuficiência renal ou hepática. Alguns tipos de câncer. Alguns casos de pancreatite.

Diante da suspeita de ascite, é de extrema importância a realização de uma ultrassonografia (USG). Além disso, é imprescindível realizar a paracentese, um procedimento médico que permite alívio sintomático e, através da análise do líquido, o diagnóstico etiológico da condição.

Tipos de Ascite

  • Ascite fetal: Quando o acúmulo de líquido acontece no abdômen do feto ou recémnascido.
  • Ascite quilosa: Quando o acúmulo de líquido se dá devido ao bloqueio das vias linfáticas.
  • Ascite pancreática: Quando o acúmulo é causado pela pancreatite crônica.

A ascite geralmente está relacionada à alguma doença hepática grave, causada pela alta pressão nos vasos sanguíneos do fígado (num processo chamado hipertensão portal) e baixos níveis da proteína albumina.

Paracentese terapêutica: é retirado 5 litros ou mais de líquido ascítico. É realizada em apenas pacientes com ascite sintomática ou com ascites de grande monta.

A ascite pode ser causada por várias doenças, não sendo considerada uma doença em si. Por isso, o profissional mais capacitado para cuidar da ascite depende do diagnóstico da doença que está causando a mesma. Pode ser um hepatologista, um nefrologista, um cardiologista, um oncologista ou um cirugião.

Ultrassonografia. Como já relatado, o exame físico é acurado na detecção de ascite em volumes acima de 1.500 mL, e a ultrassonografia de abdome pode ser útil para confirmar o diagnóstico e para guiar a punção em ascites de menor volume.

O chá de dente-de-leão é um ótimo remédio caseiro para ascite, porque esta planta é um diurético natural, ajudando a melhorar o funcionamento dos rins e a eliminar o excesso de líquido que se acumulou na cavidade abdominal.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

Pacientes com câncer sentem dor e não falam com seu médico
Em alguns casos, o tumor pode ser o responsável pelo desconforto. Um câncer na região da cabeça e pescoço pode criar um nódulo que comprime tecidos, músculos e vasos, por exemplo, causando dor.