O que é ascetismo contemplativo?
Movimento de meditação e máxima atenção, estado especial de consciência presente a todo momento, a contemplação dá sentido e intensidade à vida.
Qual o significado da palavra ascetismo na Bíblia?
substantivo masculino Abstenção de prazeres carnais e do conforto material, de quem busca alcançar a perfeição moral e espiritual. Doutrina intelectual ou religiosa que considera a disciplina e o autocontrole imprescindíveis para alcançar a Deus, a virtude e a verdade.
O que é ascética exemplos?
O ascetismo "extraordinário" refere-se a pessoas que desistem do mundo para viver uma vida ascética (o que inclui os monges que vivem comunitariamente em monastérios, bem como os ermitões que vivem sozinhos). O asceticismo "ordinário" refere-se a pessoas que vivem vidas ascéticas mas não se retiram do mundo.
O que é ser um asceta?
1. Pessoa que se entrega a práticas espirituais, levando vida contemplativa com mortificação dos sentidos. 2. [Figurado] Pessoa de sã moral e vida irrepreensível.
O que é moral ascética?
Os ideais ascéticos são aqueles que viram a vida contra ela mesma, aqui, a Vontade de Potência procura dominar a si mesma. Temos padres, pastores, muitos psicólogos e filósofos neste terreno movediço, Schopenhauer e Paulo de Tarso talvez sejam seus grandes representantes.
O que quer dizer a palavra ascética?
Que ou quem se entrega a práticas espirituais, levando vida contemplativa com mortificação dos sentidos.
Quando surgiu ascetismo?
O Concílio de Trento (1545-1563) provocou o aparecimento de um ascetismo de férrea disciplina, exemplificado nos Exercícios espirituais, de santo Inácio de Loyola.
O que significa ascetismo dentro do contexto da Ana lise weberiana?
O ascetismo intramundano está intimamente ligado à noção de predestinação. O asceta tinha consciência de que a sua forma de ação provinha de uma salvação religiosa expressa e pessoalmente concedida por Deus.
O que é moral platônica?
A moral é um conjunto de normas, que são aceitas de forma livre pela sociedade e tem a função de regular o comportamento de cada individuo, da sociedade e dos homens.
O que diz a moral kantiana?
Segundo Kant, a moralidade é a única condição capaz de fazer com que um ser racional seja um fim em si, porque só mediante ela é possível ser um membro legislador no reino dos fins, isto é, autolegislador.
O que é ascese espiritual?
Ascese é uma palavra grega que significa simplesmente exercício. Religiosamente, comporta esforços, renúncias e penitências em vista da perfeição. Fazer ascese é exercitar-se para adquirir musculatura espiritual e poder percorrer com maior desenvoltura os caminhos do bem.
O que é ascese mística?
Na filosofia grega, ascese é o conjunto de práticas e disciplinas caracterizadas pela austeridade e autocontrole, que acompanham e fortalecem a especulação teórica em busca da verdade. Esta obra analisa a ascese mística, apresentando-a em seu duplo aspecto de fenômeno científico e de fenômeno espiritual.
Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto a seguir?
Qual característica do ascetismo medieval é destacada no texto? Exaltação do ritualismo litúrgico.
O que o Weber defendia?
O que Max Weber defendia
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.
Qual era a religião de Max Weber?
Contudo, Weber encontra a raiz religiosa do espírito do capitalismo no puritanismo ascético, que inculcou em seus fiéis uma visão de mundo e uma ética, favoráveis ao acúmulo de capital.
Quais são as características da ética protestante?
A ética protestante é vista, no contexto da Reforma, como crítica do Catolicismo, e propunha uma forma de religiosidade diferente, mais espiritualizada. Um dos pontos evidenciados na obra se refere ao impacto exercido pela educação com ferramenta para esta peculiaridade espiritual.
Como Platão vê o belo?
Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.