O que é artrose Femoro tibial?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

A artrose do joelho (osteoartrose) é uma doença resultante do desgaste das cartilagens que recobrem os ossos dessa articulação. Estamos falando da tíbia (osso da perna), do fêmur (osso da coxa) e da patela (osso da frente do joelho).

Em alguns casos recomendamos a viscossuplementação, um procedimento que lubrifica a articulação, diminui a inflamação da região, nutre a cartilagem e ajuda a evitar a progressão da artrose. Mas o tratamento mais eficaz não é o medicamentoso e sim um programa de fisioterapia e uma rotina de exercícios.

A artrose do joelho pode causar crises de dor, períodos em que o joelho está muito mais doloroso do que o seu padrão habitual. Isto pode ocorrer por aumento da inflamação, sobrecarga além do normal, aparecimento de novas lesões (como a fratura de insuficiência).

Outros alimentos ricos em gorduras saturadas, como sorvetes, margarina e embutidos, também devem ser evitados. A ingestão em excesso de gorduras saturadas induz uma resposta inflamatória que aumenta as citocinas pró-inflamatórias e os biomarcadores de inflamação.

É muito importante que a caminhada assim como toda atividade física seja prescrito entre o médico e um profissional de educação física principalmente profissionais que sejam formados e que tenham o mínimo de conhecimento de artrose ou de doenças da cartilagem.

Ela é uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada com o tratamento adequado. A causa mais comum do aparecimento dessa doença é o desgaste natural ao longo do tempo, já que ela acomete, no geral, pessoas com mais de 65 anos.

Gonartrose aposenta? [Artrose nos joelhos – CID M17]
Sim. Uma pessoa que sofre de gonartrose pode aposentar por invalidez, desde que seja comprovado a incapacidade permanente para o trabalho. Se a incapacidade for temporária, ai será caso de auxílio-doença. Pode ser que a incapacidade seja permanente, porém parcial.

A articulação femorotibial apresenta uma área onde se percebe falta de estabilidade entre os ossos. Isso se deve ao formato convexo da superfície dos côndilos do fêmur. Simultaneamente, na tíbia possui uma superfície também em formato de côndilos, porém com aspecto quase plano.

Aqui está uma lista sobre o que não fazer se tiver artrose, com as 5 principais coisas que devem ser evitadas.

  1. Não realize um autodiagnóstico. ...
  2. Não deixe de se exercitar. ...
  3. Não exagere nos exercícios. ...
  4. Não ganhe muito peso. ...
  5. Não confie somente no uso de nutracêuticos.

Quando a artrose atinge o nível 3, os sintomas já passam a causar limitações para atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e agachar. Quando se chega neste nível, o esporte deve ser completamente adaptado.

O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.

O excesso de peso causa uma sobrecarga nas articulações, especialmente no joelho, que pode aumentar as chances de desenvolver artrose. Além disso, a obesidade pode estar relacionada ao sedentarismo, que também pode piorar a doença e prejudicar a saúde do paciente de uma maneira geral.

Limitação de movimento e surgimento de estalos e rangidos nas articulações; Rigidez que acontece depois de ficar sem movimentar a articulação por um tempo; Fadiga; Incapacidade de realizar tarefas do dia a dia devido à destruição da cartilagem natural, o que também pode causar deformidades.

A artrose no joelho grau 4 representa a fase mais avançada da doença, com desgaste quase total da cartilagem e contato direto entre os ossos. Nesse estágio, a dor pode ser constante e muito intensa, e as limitações funcionais são significativas.