O que é artrose das Interapofisárias?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Você já ouviu falar sobre artrose interapofisária? Essa é uma das alterações degenerativas que afetam boa parte da população idosa. No entanto, ainda que seja mais comum em pessoas mais velhas, é capaz de atingir pessoas de qualquer faixa etária.

A artrose na coluna, também conhecida como espondiloartrose e osteoartrite da coluna é uma condição degenerativa que afeta as articulações. A cartilagem que reveste as extremidades dos ossos sofrem um desgaste causando dor e dificultando a mobilidade da região.

O que significa alterações degenerativas das articulações Interapofisarias? Significa que algumas doenças inflamatórias são capazes de danificar as articulações. Dessa maneira, acaba por expor os ossos vertebrais, fazendo com que se tornem mais propensas a lesões.

Assim como outras doenças incapacitantes, é possível sim conseguir o benefício e se aposentar por artrite ou artrose.

Diversos fatores podem ocasionar a degeneração da cartilagem nas articulações interapofisárias. O envelhecimento, o tabagismo e questões genéticas se destacam como os principais, uma vez que proporcionam o enfraquecimento de tais estruturas.

CID M19: o que significa? O CID M19 indica o reumatismo conhecido como artrose, osteoartrose, osteoartrite e doença articular degenerativa. A condição é caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, que podem aparecer em diversas partes do corpo.

Artrose (osteoartrite) é uma doença das articulações que tem como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como futebol. Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.

Notam-se desidratação, perda de altura discal e protrusão em todos os níveis. Tais alterações degenerativas são mais significativas em L5-S1, onde se nota anterolistese do corpo de L5 sobre S1 e intenso edema (hipersinal) no platô inferior de L5, conhecido como sinal de MODIC (seta).

A doença é mais comum a partir dos 50 anos, devido ao processo natural de envelhecimento e desgaste dos ossos. Apesar de comum, é importante que a doença seja tratada, caso contrário, pode vir a se tornar crônica e levar a complicações mais sérias, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

Não exagere nos exercícios
Ao mesmo tempo em que há pessoas com artrose que não são ativas, existem aquelas que vão além de seus limites. Contudo, exagerar é tão prejudicial quanto ser sedentário. Forçar seus limites pode aumentar a dor e o risco de lesões nas articulações.

Artrose é um desgaste natural que pode ocorrer em todas articulações de nosso corpo, e na coluna não é diferente. Também chamada de Espondilose, esse desgaste/ degeneração na coluna acomete principalmente os discos intervertebrais e as próprias articulações da coluna, chamadas de articulações facetárias.

Quem tem doença degenerativa pode se aposentar. É o caso de quem sofre de Discopatia degenerativa. Um detalhe importante é que essa doença degenerativa deve impedir a pessoa de trabalhar com qualidade de vida.

O que é uma Doença degenerativa:
Uma doença degenerativa é aquela que vai gradualmente comprometendo funções vitais, como a Doença de Alzheimer e o Diabetes. As doenças degenerativas atuam de forma evolutiva, ou seja, vão agravando o quadro do paciente ao passar do tempo, e são irreversíveis.

Indícios que a gonartrose causa incapacidade para o trabalho
Sua artrose é grau 3 ou 4.

Quem tem artrose no quadril tem direito a comprar veículos com isenção de impostos segundo a Lei nº 8.989 de 95, isso porque, existem em casos que a dor torna-se insuportável a ponto de impossibilitar a pessoa acometida a realizar atividades rotineiras devido à redução de mobilidade.

Excesso de peso, esforço repetitivo, diabetes e distúrbios hormonais são fatores que favorecem o desenvolvimento da artrose e devem ser controlados para evitar que o quadro piore.

De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.