O que é artrite reumatoide soro positiva?

Perguntado por: ecardoso5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Quando a AR ocorre associada à presença de Fatores Reumatóides ela é chamada de Artrite Reumatóide Soropositiva. Esta classificação é importante pois possui implicações na evolução e no prognóstico da doença. Como é feito o tratamento? Inicialmente, indica-se repouso, fisioterapia e antiinflamatórios.

Valores de referência do exame de fator reumatoide
São eles: Normal ou não reagente: menor que 20 UI/mL; Fracamente reagente ou fracamente positivo: entre 21 e 79 UI/mL; Reagente ou positivo: igual ou maior que 80 UI/mL.

O médico também pode solicitar exames de laboratório. Alguns desses exames servem para avaliar o grau de inflamação e são chamados provas de atividade inflamatória. Os mais utilizados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem da proteína C reativa (PCR), realizados em amostras de sangue.

Tecnicamente, se utiliza o termo soropositivo para indicar que o exame deu positivo para a presença do vírus. Não se trata de uma doença, mas de uma condição de infecção, isto é, da presença do vírus no organismo.

E, em relação às nomenclaturas: soropositivo é quem é portador do vírus HIV, tendo ele se manifestado ou não. Já o soronegativo é quem realizou o exame e não teve detectada no organismo a presença da doença.

A doença também acomete órgãos como pele (nódulos reumatoides), olhos (uveíte), pulmões (pneumonite), glândulas salivares e lacrimais (síndrome de Sjögren), pode gerar manifestações hematológicas (anemias), atingir o sistema neurológico periférico (neuropatias), cardíaco, hepático ou renal (amiloidose).

Quem sofre de artrite reumatoide pode ter direito a auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou benefício assistencial.

A artrite crônica é uma causa relevante de limitação da atividade física. Ademais, o sedentarismo pode piorar a doença, criando um círculo vicioso, que vai complicando cada vez mais o quadro e dificultando a melhora.

Metotrexato (MTX) está recomendado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Artrite Reumatoide do Ministério da Saúde, como primeira escolha em monoterapia, na primeira etapa de tratamento, podendo ser associado com outros medicamentos da primeira etapa ou das etapas progressivas.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Artrite Reumatoide: sintomas, sinais e tratamento

  • Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações.
  • Rigidez matinal, que pode durar horas.
  • Caroços firmes de tecido sob a pele em seus braços (nódulos reumatoides)
  • Fadiga, febre e perda de peso.

Se você possui artrite reumatoide, de modo a gerar uma incapacidade permanente para suas atividades, com total impossibilidade de reabilitação, terá direito ao benefício do INSS de aposentadoria por invalidez.

1 a 10 mg/dL: Elevação moderada. Condições que costumam apresentar esses valores são doenças auto-imunes, como lúpus, além de bronquite, pancreatite e artrite reumatoide.

Assim, níveis elevados de fator reumatoide normalmente indicam a presença de uma doença autoimune, como artrite reumatoide, lúpus ou síndrome de Sjogren, embora algumas pessoas saudáveis também possam ter um aumento neste tipo de proteínas.

Uma pessoa soropositiva é portadora de HIV ou AIDS, que atualmente é considerada uma doença crônica degenerativa. Entretanto, o acesso crescente aos meios de prevenção e aos novos métodos de tratamento, permitem que as pessoas tenham uma vida saudável e longa, quando ainda não existe uma cura.