O que é arte e quais são suas linguagens?

Perguntado por: rpacheco . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A expressão em arte pode ser por meio de várias linguagens artísticas. Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

Quais são os tipos de linguagens?

  • verbal;
  • não verbal;
  • híbrida ou mista.

Todas as linguagens são consideradas importantes, sem níveis de hierarquia e por isso, são classificadas por sua forma e estrutura artística, a saber: Artes visuais (pintura, escultura, gravura, desenho), audiovisuais (videoarte, cinema), cênicas (teatro, dança e circo), música e literatura.

A arte é compreendida como a atividade ligada à manifestação de ordem estética por parte do ser humano. Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.

Definição de arte
A arte possui um caráter estético e está intimamente relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos. Como exemplo, podemos citar a pintura, a dança, a música, o cinema, a literatura, a arquitetura, etc.

Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados.

A arte rupestre foi a primeira manifestação artística realizada pelos humanos ainda na Pré-história, demonstrando um grande refinamento de formas e de abstração. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história.

Chamamos de pintura a linguagem artística que se utiliza de pigmentos depositados em uma superfície. Essa superfície pode ser de variados materiais, não necessariamente uma tela. Existem pinturas em papel, tecido, muros, madeira ou qualquer outro suporte que a imaginação permitir.

A arte brasileira teve início nas pinturas rupestres registradas nas cavernas, geralmente abordando fenômenos da natureza e animais da região. Os desenhos eram feitos com pigmentos minerais e vegetais, além de sangue de animais abatidos.

Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.

As linguagens da arte são representadas por: Artes Visuais, representações artísticas que normalmente necessitam da visão para apreciar as obras; Teatro, segundo o qual é interpretada uma história com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, apresentando uma situação e despertando variados sentimentos no público.

Resposta: Porque através da arte as pessoas são capazes de expressar suas ideias e sentimentos, dando aos outros uma visão mais ampla sobre a sociedade e cada ser individualmente.

Existem seis funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística. A função referencial é usada para informar, transmitir conhecimento.

As 5 Linguagens do Amor são:

  • palavras de afirmação;
  • tempo de qualidade;
  • dar presentes;
  • atos de serviço;
  • toque físico.

O livro, que teve sua primeira edição publicada em 1992, resume as 5 linguagens do amor em: palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.

A arte é a mais remota forma de transmissão de conhecimentos que o ser humano domina. Em que pese o anacronismo do termo para significar ações humanas recuadas no tempo, impossíveis de serem cabalmente compreendidas, pode-se considerar que tecnicamente arte é linguagem.