O que é arte e o que não é arte?

Perguntado por: egois . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 11 votos

Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade. Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções.

A arte é uma forma do ser humano se expressar. Apesar de ser realizada nos mais variados meios, linguagens e técnicas, os artistas geralmente compartilham o desejo de transmitir sentimentos e emoções. O questionamento sobre o conceito de arte é complexo e divide muitas opiniões.

Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade. Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções.

O principal problema na definição do que é arte é que este conceito varia de acordo com as transformações históricas. O que determinado grupo classifica como arte não necessariamente servirá para outro. Inclusive, até no mesmo período e numa mesma cultura podem haver múltiplas acepções do que ela seja.

Como ser um artista profissional?

  1. Inspire-se. Antes de criar suas próprias obras, é preciso ter uma grande bagagem de inspiração. ...
  2. Estude e pratique muito. Mais do que se inspirar é preciso estudar. ...
  3. Foque no seu portfólio. ...
  4. Procure cursos para se especializar. ...
  5. Amplie seus horizontes.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Para a filosofia da arte, o artista é um indivíduo possuidor de um conhecimento intuitivo que o permite criar a partir da sua sensibilidade. A arte não é compreendida como um conhecimento racional e objetivo, mas intuitivo e subjetivo. A imaginação é outro fator preponderante para o artista.

O que importa é a delimitação do campo de conhecimento ou de atuação que fazemos, logo, a Arte, sendo um desses campos, deve ser entendida do mesmo modo, portanto, nos parece ser mais apropriado falar em Arte e não em Artes.

Qualquer forma de expressão do ser humano, seja por religião, músicas, literatura, diálogos, textos, vídeos, pinturas, ou tudo que é produzido com o intuito de "colocar" a essência humana é inevitavelmente arte. Por isso que não tem como se responder à essa pergunta.

Funções da arte
Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade.

E os 7 tipos de arte?

  • música.
  • dança.
  • pintura.
  • escultura.
  • teatro.
  • literatura.
  • cinema.

A arte é uma proposta curricular que envolve a criança e mostra-a a liberdade de realizar reflexões a partir da forma como enxergamos a realidade, isto é, esse será um espaço pessoal, de reinterpretação, de compreensão, acesso ao conhecimento de si e do mundo em contextos, culturas e expressões diversificadas.

Artes visuais: pintura, gravura, desenho, escultura, cerâmica, arquitetura, fotografia e cinema. Artes performáticas: música, teatro e dança. Artes literárias: produção de gêneros literários diversos, como prosa e poesia.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

A palavra arte vem do latim ars e corresponde ao termo grego techne, técnica, significando: o que é ordenado ou toda espécie de atividade humana submetida a regras. Em sentido lato, significa habilidade, destreza, agilidade. Em sentido estrito, instrumento, ofício, ciência.