O que é arte conceitual e suas características?

Perguntado por: lnovaes4 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.

  • Marcel Duchamp
  • Joseph Kosuth
  • Sol LeWitt
  • Piero Manzoni
  • Il'ya Kabakov
  • Cildo Meireles

Os três componentes da arte: tema, forma e conteúdo

  • Tema (o que) O tema nas artes visuais pode ser qualquer coisa - um objeto, uma pessoa, até mesmo uma idéia. ...
  • Forma (como) A forma diz respeito a organização ou disposição geral de uma obra de arte. ...
  • Conteúdo (por que)

A arte conceitual é uma maneira de comunicar ideias para uso em mídia, como filmes, animações, histórias em quadrinhos e muito mais, antes de começar o produto final.

O “pai” do movimento da arte conceitual é Marcel Duchamp.

Respaldado na concepção de que a essência da arte é a sua própria definição, a arte conceitual considera a linguagem o seu principal material artístico. Além disso, critica a crença de que os valores estéticos possam se sustentar por si mesmos (formalismo), e propõe a autonomia da obra.

Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.

A pop art surge na Inglaterra e, assim como o minimalismo e a arte conceitual, se opõe ao expressionismo abstrato, estilo vigente nos Estados Unidos pós-guerra entre as décadas de 1940-50, que valorizava a gestualidade, o inconsciente e a figura do artista sensível.

Cultuada por muitos e incompreendida por alguns, a arte conceitual no Brasil é um movimento carregado de críticas à sociedade. Surgido na década de 1960, nos Estados Unidos e na Europa, essa expressão artística valoriza mais a ideia do que a obra.

Para a arte conceitual, vanguarda surgida na Europa e nos Estados Unidos no fim da década de 1960 e meados dos anos 1970, o conceito ou a atitude mental tem prioridade em relação à aparência da obra.

A arte conceitual utiliza de fotografias, vídeos, textos, performances, instalações artísticas, dentre outros, para compor a cena da arte. A arte conceitual também emprega outras formas de expressão artísticas e ambientais para o desenvolvimento próprio. Entre elas podemos citar o grafite urbano e a arte postal.

Para que a obra de arte possa existir, são necessários três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.

O propósito da arte conceitual, está na ideia ou conceito, sendo isso o aspecto mais importante da obra em questão.