O que é arrepio nas pernas?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os arrepios são movimentos involuntários e ritmados de partes do corpo – mãos, pernas, tronco, cabeça, cordas vocais – que ocorrem quando os músculos contraem e relaxam de forma repetida e rápida.

Esse sintoma é caracterizado por arrepios, tremores, bater de dentes, e ainda pode ser notada a ereção de pelos. Geralmente aparece junto a outras manifestações, mas é mais comum em quadros de febre, exposição a baixas temperaturas, viroses, infecções e outras enfermidades.

O significado espiritual dos arrepios
Essa troca energética é algo natural que nós todos fazemos de forma inconsciente. O arrepio costuma acontecer quando nós entramos em contato com outros campos energéticos em densidades diferentes da energia presente no nosso corpo.

A pele de galinha ou arrepio é uma manifestação da pele humana como reação ao frio, às emoções ou irritação da pele, fundamentalmente devida ao complexo pilomotor. A contração do músculo eretor do pelo deixa o folículo ereto, elevando a região na base do pelo de modo que a pele ao redor parece mais baixa.

Os arrepios começaram como uma resposta ao frio. Quando o cabelo fica em pé, cria uma camada isolante ao redor do corpo. Mas há alguns milhões de anos, nossos antepassados se assustaram com um suposto predador e os cabelos arrepiados se tornaram um útil mecanismo de defesa.

Os medicamentos como o paracetamol oral são eficazes para combater a febre e os calafrios; no entanto, medicamentos orais não devem ser dados a crianças que estejam a ter convulsões ou inconscientes.

Tratamento para febre e calafrios
Quando o calafrio se faz presente, é aconselhado se agasalhar e medir a temperatura para conferir se há febre. Caso a temperatura corporal esteja de fato elevada, deve-se tomar um banho morno e evitar permanecer em locais quentes.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

O arrepio pode ser fruto de uma descarga de adrenalina, do frio, um susto ou imprevisto qualquer. Todas essas sensações podem fazer a pele arrepiar, mas só uma em específico faz com que a alma também se arrepie e deixe transparecer emoções, desejos e prazeres que a pertencem.

2 tremor, tremedeira. 3 calafrio, calefrio, horripilação.

Quando sentimos frio significa que estamos perdendo calor para o ambiente. Para impedir isso, essa informação chega a um lugar do nosso cérebro chamado hipotálamo. Ele, então, através de várias conexões, comanda uma reação, que é a contração dos músculos, o tremor e a ereção dos pêlos, o arrepio. Pronto!

Soprar levemente a orelha ou o pescoço de alguém é capaz de causar um delicioso arrepio. Soprar outras partes do corpo, como costas, braços e barriga também possibilita a mesma sensação.

Se o termômetro continua nos 36 a 37 graus, não é febre. O que as pessoas chamam de febre interna é a percepção de todos esses sintomas, mas sem o aumento da temperatura, que pode ser causada por stress e as crises de ansiedade, que também podem causar arrepios e tremedeira em todo corpo.

Algumas pessoas são mais intolerantes ao frio, ou seja, sentem com mais intensidade quando a temperatura cai. No entanto, a sensação de frio persistente é um sinal de alerta de que algo no organismo não está funcionando corretamente ou indica alguma doença.

Calafrios
Nesse caso, eles seguem o sentimento de medo com o qual o paciente está lidando. Normalmente, estão ligados a um evento em que o indivíduo não se sente no controle, colocando-se então em estado de alerta. Ter calafrios constantes pode ser sinal de transtorno de ansiedade.

Uma das primeiras sensações pode ser a falta de ar ou hiperventilação. Então, respirar fundo, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca pode ser fundamental para ajudar na hora.

Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.

Na prática, mal-estar pode ser simplesmente a sensação de que não está completamente bem e saudável. De fato, é algo bem comum durante períodos que antecedem doenças em geral, como gripes e resfriados. Também é recorrente a queixa de mal-estar no corpo quando estamos nos recuperando de uma doença.

Uma boa saída para driblar essas sensações é investir nos sucos. O corpo precisa ficar hidratado e não pode ficar sem alimentos, é por isto que juntar água com as fibras das frutas e legumes é a melhor solução para se reestabelecer mais rápido.