O que é arquitetura hostil Cite exemplos desse tipo de ação?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Arquitetura hostil é um conceito que define elementos urbanos criados para evitar o uso público de determinados espaços e segregar indivíduos, especialmente pessoas em situação de rua. Bancos com divisórias, pedras colocadas sob viadutos e estacas de ferro na fachada de estabelecimentos são alguns exemplos.

Projeto de Lei brasileiro impede a utilização de elementos hostis em lugares públicos. O termo arquitetura hostil foi empregado pela primeira vez pelo repórter do The Guardian, Ben Quinn, em 2014, como recorda matéria do ArchDaily.

O que significa ser hostil
A princípio, a palavra hostil é um adjetivo que serve para indicar quando uma pessoa, situação ou fenômeno é ofensivo, ou desagradável. Hostil vem de hostilidade, a atitude de responder de forma agressiva e perigosa.

A imagem do Padre Lancellotti e a discussão sobre arquitetura hostil – a denominação para estruturas arquitetônicas que buscam restringir grupos ou públicos específicos, frequentemente pessoas em situação de rua – acabou rodando o mundo inteiro e levantando debates também aqui no Piauí.

Arquitetura é a integração equilibrada de sensibilidade artística e metodologia científica para projetar todos os tipos de construção, incluindo casas, escolas, hospitais, fábricas, arranha-céus, escritórios, pontes, etc.

Rui lembra que a arquitetura e o desenho urbano não são as únicas soluções aos problemas sociais, mas ajudam a resolvê-los tanto quanto a agravá-los; “É preciso mudar a forma como encaramos a cidade, pensar mais no coletivo e em soluções para todos.”

Para evitar ao máximo a arquitetura hostil a curto prazo, é preciso partir para soluções que não tenham relação com esse design incômodo. No entanto, o objetivo desejável a longo prazo deve ser eliminar a necessidade, tanto pública quanto privada, de excluir pessoas da convivência nas cidades.

O projeto arquitetônico influencia diretamente na saúde pública e no bem-estar das pessoas. Uma casa com ventilação adequada, por exemplo, pode prevenir muitas doenças, tais como rinite, sinusite, tosse e asma. Uma iluminação ideal pode contribuir no emocional. A acessibilidade também é ponto importante.

Apesar de ser praticado a muitos anos, o termo arquitetura hostil foi criado em 2014, em uma matéria escrita pelo repórter Ben Quinn, para o jornal inglês The Guardian, o nome do artigo era Anti-homeless spikes are part of a wider phenomenon of ”hostile Architecture”, que traduzindo para o português, seria As pontas de ...

Gentrificação é um processo de transformação urbana que “expulsa” moradores de bairros periféricos e transforma essas regiões em áreas nobres. A especulação imobiliária, aumento do turismo e obras governamentais são responsáveis por esse fenômeno.

Ernest Neufert: considerado o "pai" da arquitetura | Westwing.

Hostil é um adjetivo de dois gêneros que qualifica a atitude de uma pessoa que é contrária, que se opõe e que costuma desaprovar. Uma pessoa hostil normalmente coleciona inimizades porque age com rudeza, com grosseria sem se preocupar se pode estar magoando os outros.

“O melhor comportamento é tentar quebrar essa hostilidade, tentar ser legal com o outro, não entrar em brincadeiras ou rivalidades e se posicionar”, considerou. “Em vez se defender talvez possa tentar ajudar a mudar o ambiente”.

Que é desfavorável: 1 desfavorável, adverso, avesso, contrário, adversário, oponente, oposto, inimigo, infenso. Que é agressivo, provocador e briguento: 2 agressivo, provocador, briguento, brigão, ameaçador, provocante, inamistoso, rixoso, bulhento.

O livro interessa especialmente a arquitetos e sociólogos em busca de refletir sobre a influência que tem a concepção social nas construções arquitetônicas brasileiras.

Arquitetura é a arte e técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de atividades humanas.