O que é arido e semiárido?

Perguntado por: lgomes4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Sendo um clima tropical, o semiárido é caracterizado pelas altas temperaturas. No entanto, ressalta-se que as temperaturas máximas são comparativamente mais baixas do que aquelas encontradas em áreas de clima árido, como os desertos.

A palavra árida vem do latim Aridus, que significa seco, portanto sua característica principal é a falta de umidade, gerando uma elevada amplitude térmica diária e sazonal. Os índices pluviométricos são inferiores a 250 mm/ano. Os desertos são formados em regiões de clima árido.

O que é O Semiárido brasileiro é uma região delimitada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste -SUDENE considerando condições climáticas dominantes de semiaridez, em epecial a precipitação pluviométrica.

Resumo: O Semiárido brasileiro ocupa uma área de 969.589 km2 e inclui os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, a maior parte da Paraíba e Pernambuco, Sudeste do Piauí, Oeste de Alagoas e Sergipe, região central da Bahia e uma faixa que se estende em Minas Gerais, seguindo o Rio São Francisco, juntamente com um enclave ...

Esse tipo climático é uma variação do clima tropical no Brasil, sendo caracterizado especialmente pelo grande período de escassez de chuvas. Ademais, o clima semiárido no Brasil é marcado pelas altas temperaturas, pela pequena amplitude térmica e pela baixa umidade do ar.

A maior parte do território brasileiro encontra-se nas áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Por essa razão, predominam os climas quentes e úmidos.

O clima desértico está presente em quase todos os continentes. A maior parte das regiões que possuem esse tipo climático está na zona intertropical, ou seja, nas latitudes médias e baixas, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. Ásia – A península arábica é quase toda tomada pelo deserto da Arábia.

Podemos afirmar que o clima semiárido é caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Este apresenta um nível pluviométrico variado, considerado certamente mediano. Já o clima árido é aquele que apresenta um nível de precipitação menor do que a taxa de evaporação e transpiração.

Solo árido – não possui água em sua composição. Comum em regiões de baixa ocorrência de chuva em comparação com a temperatura. Solo calcário – formado por partículas de rochas, é seco e esquenta muito quando recebe a luz do sol.

Como já falamos, as chuvas escassas são uma característica do clima semi-árido, que predomina no Nordeste. Além disso, a temperatura do mar – que é mais baixa em relação a outras regiões – colabora para a seca. Isso acontece porque, com baixa evaporação oceânica, há menos umidade presente no ar.

Ocupa os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Semiárido brasileiro é a área semiárida mais povoada do mundo, como também a mais chuvosa.

É preciso não confundir Caatinga com Semiárido. Enquanto Caatinga é um conceito natural, um ecossistema, o Semiárido brasileiro é um conceito político, delimitado legalmente por meio de Portaria do Governo (embora também exista definição natural para o clima do Semiárido).

No Semiárido ocorrem dois biomas: a Caatinga e o Cerrado, que estão presentes em 1/3 do nosso território nacional (54% dos estados brasileiros e 34% dos municípios), onde vivem 30% dos brasileiros.

O clima semiárido ocorre em parte da região Nordeste do país, abrangendo o leste do Piauí, sudoeste do Ceará, norte da Bahia e uma parcela ou todo o oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O clima semiárido abrange dois tipos de biomas brasileiros: a Caatinga, com predominância da xerófila, a exemplo do cactos, e o Cerrado. Esses tipos de vegetações abrangem cerca de 1/3 do território brasileiro.

De acordo com o levantamento que tem como base os dados do Cemaden, o Pará abriga a cidade onde mais choveu em 2020. Já o semiárido da Bahia foi a região em que houve a menor incidência. Enquanto no Pará o índice anual de precipitação de chuva chegou a 3.868 mm, na Bahia o total não passou de 365,8 mm.

E é graças à intensidade dos raios solares, explicada pela posição da Terra em relação ao Sol, que o hemisfério encontrado no período do inverno apresenta noites mais longas e dias mais curtos. Isso significa que, nessa época do ano, esse hemisfério recebe menos raios solares.

Pergunta: Por que ESFRIA mais ao amanhecer, depois de nascer o sol mesmo tendo geada ? Simples: Quando se inicia a evaporação da umidade existente, há um consumo de calor [energia] o que faz aumentar o FRIO ou seja "diminuir a temperatura".

Uma extraordinária massa de ar frio ingressa neste começo da semana no Rio Grande do Sul. O frio, associado a uma massa de ar polar de trajetória continental que vai avançar pelo interior da América do Sul, derrubará a temperatura no Sul e em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e até no Norte brasileiro.

Para a região do Semiárido, os principais tipos de vegetação são a caatinga, as florestas estacionais, os campos rupestres e o cerrado. Esses tipos de vegetação podem ser caracterizados por diferentes conjuntos de grupos taxonômicos de angiospermas.

O clima semiárido corresponde é um dos tipos de clima que apresenta longos períodos de estiagem (seca), altas temperaturas (média anual de 27°), donde as chuvas são escassas e mal distribuídas.

Continuar lendo