O que é argumento é o que não é?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Um argumento é um conjunto de afirmações conectadas das quais pelo menos uma (a premissa) pretende oferecer razões para mostrar que a outra (a conclusão) é verdadeira. Assim, para termos um argumento precisamos de premissas e conclusões. Vamos ver o que isso quer dizer analisando vários exemplos de argumentos.

Outra técnica bastante comum para identificar se um argumento é válido é tornar a conclusão falsa e tentar obter as premissas verdadeiras. Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido.

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Todo argumento é formado por uma ou mais premissas (que são um tipo de declaração) e por UMA ÚNICA conclusão.

Todo argumento deve ser escrito em prosa e no tempo presente. Ele é um texto corrido com sua história como se estivesse sendo contada para alguém, com os detalhes que são importantes para a compreensão geral, apresentação dos personagens, as situações que eles enfrentam, tudo com começo, meio e fim.

Uma opinião (exceto a tal 'opinião bem fundamentada', que muitas vezes é, na verdade, um argumento) é apenas uma escolha arbitrária de ideias fundamentados nas preferências individuais de alguém. Já os argumentos surgem da análise, reflexão crítica, raciocínio lógico e informação a respeito do assunto.

1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso. Raciocínio: 2 raciocínio, reflexão, exposição, discurso, especulação, silogismo.

Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa. premissas IMPLICAM sua conclusão.

No início do texto deve-se apresentar o assunto e a problemática que o envolve, sempre tomando cuidado para não se contradizer. Ao decorrer do texto vão sendo apresentados os argumentos propriamente ditos, junto com exemplificações e citações (se existirem).

Sobre o Argumento
Por isso, todo o artigo deve poder ser resumido por um argumento central. É com esse argumento que o autor articula sua opinião pessoal (a tese ou a conclusão de seu raciocínio e os dados e as justificativas que a sustentam).

Um argumento é um conjunto de proposições que utilizamos para justificar (provar, dar razão, suportar) algo. A proposição que queremos justificar tem o nome de conclusão; as proposições que pretendem apoiar a conclusão ou a justificam têm o nome de premissas.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Na introdução, apresente o tema e diga por que é importante pensar sobre ele. No desenvolvimento, assuma a sua posição. Expondo os seus argumentos, esclareça se você é a favor ou contra e o que pensa sobre o tema. Ainda no desenvolvimento, contra-argumente.

São eles a alegação, o fundamento, algum qualificador, a evidência, alguma resposta e a justificativa. A alegação ou tese é o ponto principal.