O que é área total e área útil?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum. A área útil é considerada o espaço privativo, o interior do imóvel em que você vive(ou vai viver), é feita com o somatório de cada área dos ambientes internos. Garagens e varandas não estão incluídas.

Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.

Para saber como calcular a área útil de um imóvel é muito simples. Ela é a soma de todos os espaços dos cômodos do apartamento ou casa. Ou seja, basta medir os ambientes e somá-los para chegar ao resultado do seu imóvel.

Medir a largura e comprimento do terreno. Medir a largura e comprimento da casa, considerando as paredes e divisórias. Subtrair a área construída da área total do terreno.

Espaços como varandas, depósitos ou áreas externas, por exemplo, não entram na conta da área útil, e essa informação é realmente importante para quem pretende entender quanto da sua construção será destinada para o dia a dia.

- Área Útil: Também conhecida como a área da vassoura, é o espaço dos compartimentos da unidade, descontadas as áreas das paredes e pilares. - Área construida: Em geral, área construída é tudo o que tiver cobertura.

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

Assim, a área construída é a soma da área de todos os pavimentos de uma edificação, calculada usando a metragem do perímetro externo. Se você medir o perímetro externo de uma casa de 10 metros de largura por 30 de comprimento, por exemplo, terá 300 metros quadrados de área construída.

A área útil é bem parecida com a privativa, o que as difere é que na área útil não é contabilizado as paredes e pilastras. Para entender melhor, a área útil é todo o espaço onde o morador pode decorar, mobiliar e transitar. Varandas e garagens não são incluídas nessas metragens.

Caso o imóvel seja novo e não tenha IPTU e/ou o número de matrícula, o contribuinte pode incluir essas informações na declaração do ano seguinte. Aqui um alerta sobre a área total do imóvel: ela corresponde ao terreno, não somente à área construída.

Para cobrir a área privativa do apartamento, o melhor caminho é construir uma cobertura fixa, lembrando de que é necessário consultar o síndico para esse tipo de obra. Outras opções mais baratas, por outro lado, são a instalação de um toldo, de um pergolado ou de um gazebo para ter uma área coberta.

Em geral, a Inscrição Municipal (IPTU) do imóvel contém a informação sobre a área do imóvel que deverá ser informada na ficha de “Bens e Direitos”.

Para que você tenha uma ideia, é possível calcular o valor médio do metro quadrado da região. Basta dividir o valor total de venda de imóvel pelo seu tamanho em metros quadrados. Por exemplo, um imóvel de R$ 300 mil, com 120m², tem o metro quadrado avaliado em R$ 2.500.

A área de construção é, em cada piso, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e inclui os espaços de circulação cobertos (átrios, galerias, corredores, caixas de escada e caixas de elevador) e os espaços exteriores cobertos (alpendres, telheiros, varandas e terraços cobertos).