O que é área de várzea?

Perguntado por: apeixoto5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

As áreas marginais inundadas periodicamente pelas águas de rios, lagos, igarapés, paranás e furos é que iremos denominar de terreno de várzea. A várzea é um fenômeno natural que sofre influência de fatores hidrográficos, climáticos, edáficos e florísticos.

O termo várzea é utilizado para designar áreas situadas às margens dos rios de água barrenta ou branca, sujeitas a inundações periódicas causadas pelas enchentes desses rios, que contribuem anualmente com novos depósitos de sedimentos, oferecendo uma camada de solo fértil para a agricultura.

As florestas da várzea podem ser ainda classificadas em três tipos principais: as várzeas altas (VA), as várzeas baixas (VB) e o chavascal. As florestas da várzea alta são encontradas em áreas alagadas por menos do que 50 dias ao ano, com uma altura de inundação inferior a 3 m.

Os nativos do delta amazônico chamam várzea aos trechos de flores- ta temporàriamente inundáveis pelas águas dos rios. Há várzeas altas e várzeas baixas. Denominam terra firme aos terrenos situados fora do alcance das inundações.

1 campina, campo, chã, plaino, planície, planura, prado, vale, varga, vargem.

Várzea Grande é o segundo maior município do estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com o Rio Cuiabá. A cidade fica a cerca de 100 metros do rio Cuiabá, por isso que foi batizada com este nome, pois durante as cheias, formavam-se grandes várzeas no local.

Predominam solos rasos e pedregosos (Neossolos Litólicos – foto 12). A vegetação original é composta por campo cerrado e cerrado e está bastante preservada.

Sobre o Produto. Indicação: A valsartana é utilizada para os tratamentos de pressão alta, insuficiência cardíaca e pós-infarto do miocárdio em pacientes recebendo terapêutica usual. A valsartana é usada para tratar a pressão arterial elevada. A pressão arterial elevada aumenta a carga de trabalho do coração e artérias.

substantivo feminino Terreno plano e extenso; planície. Terreno cultivável; área plana, sem desníveis, com plantações; veiga. Terreno localizado na margem de rios ou ribeirões; vale.

O termo várzea é utilizado para designar áreas situadas às margens dos rios de água barrenta ou branca, sujeitas a inundações periódicas causadas pelas enchentes desses rios, que contribuem anualmente com novos depósitos de sedimentos, oferecendo uma camada de solo fértil para a agricultura.

E como as áreas de várzea sofrem com as cheias anuais agravadas pela impermeabilização dos solos urbanos, desmatamento e acúmulo de lixo a céu aberto, muitas vezes trazido pela chuva, são consideradas de risco, tanto do ponto de vista social, quanto ambiental, pois ao mesmo tempo que a população que nela vive pode ...

Mata de várzea
Vegetação que se estabelece em áreas mais elevadas em relação às matas de igapó, mesmo assim sofre inundações, porém somente nos períodos de cheias.

Os solos de várzea são desenvolvidos nas planícies de inundação, sobre sedimentos depositados pelas águas dos rios. Estes sedimentos proporcionam composição granulométrica e mineralógica diversifi- cada, com variação de características entre um local e outro, causando alterações na paisagem.

As florestas de várzea apresentam riqueza de espécies relativamente pequena em relação aos ambientes de terra firme. Em compensação algumas delas apresentam elevada área basal e biomassa, resultado do alto teor de nutrientes dos solos deste ambiente.

Amazônia

Os números não deixam dúvidas de que a Amazônia foi a grande frente de supressão da vegetação nativa do Brasil nos últimos três anos. Dados mostram que esse bioma concentrou 59% da área desmatada e 66,8% dos alertas de desmatamento em 2021.

Na região Norte, são duas as áreas disponíveis para as atividades agropecuárias: as regiões de várzeas - aéreas que ficam nas margens dos rios e que são inundadas nos períodos de cheias, e as regiões de terra firme - aéreas que não sofrem inundações.

várzeas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.