O que é ar rarefeito 6 ano?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O ar é mais rarefeito, ou seja, existem menos gás oxigênio (O2).

Quanto mais se eleva a altitude, mais o ar torna-se rarefeito. Nessa camada, ocorre a combustão que fragmenta os meteoritos, evitando assim que eles cheguem à superfície terrestre. Isso é possível graças à resistência do ar dessa camada. Essa resistência gera calor e possibilita a ocorrência do processo de combustão.

Em lugares mais altos, como morros e montanhas, estaremos distantes da superfície do planeta, por isso o ar será mais rarefeito, e a pressão será menor. Em locais mais baixos, como na praia, a camada de ar é maior, sendo maior também a pressão do ar.

Em altas altitudes o ar é mais rarefeito e para conseguir oferecer oxigênio para o cérebro, os vasos sanguíneos dilatam, o que pode provocar dor de cabeça, náusea, tontura e diminuição da performance.

Basicamente porque a quantidade de moléculas de oxigênio disponíveis, literalmente, diminui. “A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.

O ar rarefeito é muito usado em alguns aparelhos tais como aspiradores de pó, garrafas térmicas, exaustores, colhedeiras de cereais entre outros. O ar rarefeito é muito usado em alguns aparelhos tais como aspiradores de pó, garrafas térmicas, exaustores, colhedeiras de cereais entre outros.

O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente sobe, e é por isso que os alpinistas normalmente levam oxigênio com eles quando escalam altas montanhas.

A exosfera é a camada limite da atmosfera terrestre. Esta camada não possui um limite bem delimitado, e por isso ela se funde com o espaço sideral, com as moléculas constantemente circulando entre eles. O ar é extremamente rarefeito e as temperaturas voltam a diminuir aqui.

Uma atmosfera rarefeita significa uma atmosfera tênue com baixa pressão atmosférica e com pouca concentração e variedade de gases. Encontrado em grandes altitudes. Ao nível do mar, o ar é pesado, com uma massa estável de 1,033 kgf/cm² (1 kg por centímetro cúbico).

Compressibilidade, Expansibilidade e Elasticidade
O ar pode sofrer compressão ou expansão e depois retornar ao estado em que estava. Quando é comprimido ele diminui o seu volume (Compressibilidade). Exemplo: apertar o êmbolo da seringa até o fim, tapando o orifício.

atmosfera terrestre

Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta. O planeta Terra é envolto por uma camada gasosa conhecida como atmosfera terrestre.

1 a) O ar é comprimido quando as moléculas dos gases que o compõem se encontram bem próximas umas das outras. O ar é rarefeito quando as moléculas dos gases estão afastadas umas das outras.

Um recurso SOS que pode ser um bom alívio: bombinhas de oxigênio. Como já falamos, o mal de altitude é causado pela baixa concentração de oxigênio no ar rarefeito. Um empurrãozinho com uma bombinha de O2 pode ser a garantia de um suspiro quando você estiver mais ofegante.

O ar atmosférico é composto por vários gases. Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono.

La Rinconada

Um estudo internacional identificou como é possível viver com pouquíssimo oxigênio na cidade de La Rinconada, no Peru, que fica a 5,1 mil metros de altura e é a mais alta do mundo.

As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.